Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Palácio Nacional de Queluz acolhe iniciativa de doação de sangue

26 nov. 2020

No próximo dia 4 de dezembro, entre as 10h00 e as 13h30, a Parques de Sintra promove, conjuntamente com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e com a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Sintra, uma iniciativa de doação de sangue, que terá lugar no auditório do Palácio Nacional de Queluz.

 

Poderão ser dadoras de sangue todas as pessoas com idade compreendida entre os 18 e 65 anos, com hábitos de vida saudáveis, com peso igual ou superior a 50 kg e que apresentem bom estado de saúde. Doar sangue é um ato benévolo e não remunerado, que pode ocorrer de quatro em quatro meses para as mulheres e de três em três meses para os homens.

 

Adicionalmente, o dador de sangue poderá registar-se como Potencial Dador de Medula Óssea. A recolha da amostra para a inscrição na base de dados pode ser realizada durante a colheita de sangue sem qualquer intervenção adicional, sendo apenas separada uma pequena quantidade de sangue para esse efeito. Pode inscrever-se quem tenha entre 18 e 45 anos; um peso mínimo de 50 kg; uma altura superior a um 1,5 m; não tenha recebido transfusões de sangue até 1980; nunca tenha contraído hepatite B ou C e seja saudável. Os dadores de medula óssea não podem sofrer de patologia cardíaca; doença oncológica; doenças autoimunes; doenças infetocontagiosas; insuficiência renal; patologias da tiroide; diabetes; anemia crónica; hérnia discal; fibromialgia; glaucoma e obesidade mórbida.

Lui̚s Duarte PSML 6031 Bx