Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Torre do Relógio do Palácio Nacional da Pena recebeu sino comemorativo dos 25 anos da Paisagem Cultural de Sintra

04 dez. 2020

Foi recentemente instalado um novo sino na Torre do Relógio do Palácio Nacional da Pena, cuja função naquele mecanismo é a de assinalar os quartos de hora. A operação, que envolveu uma vasta equipa e que contou com o auxílio do mestre relojoeiro Hermínio Nunes, permitiu a substituição de um sino que apresentava problemas de estabilidade e de sonoridade e que já não desempenhava adequadamente a sua função. Completa-se assim um ciclo de intervenções que repõem o pleno funcionamento de toda esta estrutura, que constitui um exemplar de relojoaria monumental, construído em 1830, por encomenda da Rainha D. Carlota Joaquina, no Real Arsenal do Exército, pelo mestre relojoeiro João Rodrigues Leite.

 

A Parques de Sintra conclui este projeto numa altura em que se assinalam os 25 anos da elevação da Paisagem Cultural de Sintra a Património da Humanidade pela UNESCO, que teve lugar a 6 de dezembro de 1995, pelo que, o novo sino, fundido em Espanha, recebeu uma inscrição alusiva a esta comemoração. A data fica desta forma eternizada na cadência das badaladas que marcam a passagem do tempo no coração desta paisagem.

Notícia Site©PSML José Marques Silva Final