Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra participa em projeto de proteção das águias-de-bonelli na Grande Lisboa

22 jun. 2021

A Parques de Sintra é uma das instituições que integra o projeto LIFE LxAquila, apresentado a 22 de junho, que pretende unir comunidades locais, autoridades e especialistas com o objetivo comum de proteger as águias-de-bonelli (ou águias-perdigueiras) na Área Metropolitana de Lisboa.


Nesta região densamente povoada, esta espécie, que é particularmente vulnerável à degradação do habitat e à presença humana em redor dos ninhos, vive excecionalmente perto das pessoas, pelo que a compatibilização entre a sua conservação e as atividades humanas representa um desafio. De momento, existem na Grande Lisboa 12 a 14 casais desta espécie.


O projeto LIFE LxAquila prolonga-se até setembro de 2025, estando já a implementar ações no terreno, que, brevemente, vão envolver também a comunidade escolar. É cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia e coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), contando com os seguintes parceiros: Câmara Municipal de Alenquer, Câmara Municipal de Loures, Câmara Municipal de Mafra, Câmara Municipal de Sintra, Câmara Municipal de Torres Vedras, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Companhia das Lezírias, E-redes, Guarda Nacional Republicana, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A., Sociedad Española de Ornitologia (SEO/BirdLife) e Tapada Nacional de Mafra.


Este é mais um projeto LIFE que envolve a Parques de Sintra, que, no âmbito da sua missão, intervém ativamente na conservação das espécies e dos habitats, promovendo a biodiversidade dos ecossistemas existentes nas áreas ao seu cuidado.

Lxaquila Adult Male Bonelli S Eagle Eagles Birds (1) Bx