Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra associa-se ao programa “The Journey 4.0”, que procura ajudar a relançar o setor do Turismo através da inovação

19 jan. 2021

A Parques de Sintra volta a participar no programa internacional de inovação colaborativa “The Journey 4.0 – Innovation for Tourism”, dedicado ao ramo do Turismo, cujas candidaturas decorrem entre 6 de janeiro e 7 de março, através do website https://thejourney.pt/. O programa, que tem como principal parceiro o Turismo de Portugal, é promovido pela Beta-i e convida startups de todo o mundo a apresentar soluções inovadoras que respondam aos desafios lançados por um conjunto de empresas de referência na área do Turismo e das soluções de pagamento. Nesta edição, que será totalmente online, o foco incide em soluções com impacto imediato que alavanquem o urgente relançamento do setor turístico, severamente afetado pelos efeitos da crise pandémica. Assim, pretende-se que os projetos-piloto sejam testados e implementados em apenas quatro meses.

 

Para além da Parques de Sintra, são parceiros do programa o grupo de transportes Barraqueiro, os grupos hoteleiros Pestana e Selina, e as empresas Visa e Unicre. Estas organizações procuram projetos adaptados a quatro desafios-chave: comunicação e vendas orientadas por dados; melhoria da experiência de viagem; viagens e pagamentos contactless; e operações inteligentes.

 

Após a fase de seleção das melhores propostas, entre maio e setembro, as empresas parceiras e as startups selecionadas irão trabalhar no desenvolvimento dos projetos-piloto, sob o mentorado da Beta-i, uma consultora de inovação colaborativa com alcance global, que une grandes empresas a milhares de startups nacionais e internacionais. O programa termina a 30 de setembro, data em que as startups finalistas terão oportunidade de apresentar os resultados dos seus projetos-piloto na Lisbon Tourism Summit, evento dedicado ao setor do Turismo.

 

Na edição anterior do programa, “The Journey 3.0 – Global Tourism Inovators”, que teve lugar em 2019, startups de mais de 40 países apresentaram 140 candidaturas, que originaram o desenvolvimento de 26 projetos-piloto. A Parques de Sintra estreou-se como parceira nessa terceira edição, tendo desenvolvido projetos inovadores com duas startups internacionais.

 

Em parceria com a espanhola Cloudguide, lançou, no Palácio Nacional de Sintra, o novo audioguia multimédia para smartphones. Uma solução prática e segura, que, ao fornecer conteúdos áudio, textos e imagens, promove um enriquecimento da experiência da visita. Em breve, estarão disponíveis os percursos do Palácio Nacional da Pena, do Chalet da Condessa d’Edla, do Parque e Palácio de Monserrate e do Palácio Nacional e Jardins de Queluz.

 

Para monitorizar em tempo real a satisfação dos visitantes, a Parques de Sintra conta a colaboração da Holler.live. Em conjunto com esta startup, sediada em Amesterdão, está a implementar uma solução que, recorrendo apenas ao smartphone do visitante, permite recolher dados de forma imediata e totalmente automatizada, já que não implica interação humana. Já está disponível no Palácio Nacional de Sintra e na Escola Portuguesa de Arte Equestre. Brevemente, também será aplicada nos Palácios Nacionais da Pena e de Queluz.

Journey Noticia Interior 02