Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra participa em seminário internacional sobre jardins históricos em Madrid

22 mai. 2023

Realiza-se nos próximos dias 25 e 26 de maio, no Instituto do Património Cultural de Espanha, em Madrid, o seminário internacional "O valor patrimonial dos jardins históricos. Critérios para a sua restauração" e a Parques de Sintra é uma das instituições convidadas a participar no evento organizado pelo Ministério da Cultura e do Desporto do Governo de Espanha.

 

Em representação da Parques de Sintra, cujo trabalho na área da conservação tem sido reiteradamente reconhecido e premiado internacionalmente, a arquiteta paisagista Ana Sanches integra o conjunto de especialistas que intervirão no debate, para o qual contribuirá com uma apresentação centrada na “Reconstrução do Jardim de Malta no Palácio Nacional de Queluz”. O projeto, finalizado em 2018, reconstituiu e requalificou o espaço, devolvendo-lhe o traçado setecentista e o caráter lúdico e interpretativo original. A intervenção baseou-se no uso de materiais e de técnicas tradicionais e as fontes foram repostas nos seus locais originais.

 

Segundo a organização, “os jardins históricos possuem características complexas, únicas e específicas que os diferenciam consideravelmente do resto das Paisagens Culturais”, por isso, requerem um tratamento individualizado que garanta a sua salvaguarda. Um dos objetivos deste seminário é lançar o debate em torno de um possível “Decálogo de Boas Práticas”, que constitua um instrumento “para o desenvolvimento transversal das intervenções em jardins históricos, estabelecendo recomendações para uma correta intervenção e a posterior salvaguarda destas paisagens únicas, respeitando sempre as suas características e elementos originais.”

165 Lago De Malta Creditos PSML Jose Marques Silva