Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra participa na Conferência de Ambiente sobre Espécies Invasoras

17 mai. 2023

A convite da Câmara Municipal de Sintra, que, em parceria com os SMAS-Serviços Municipais de Água e Saneamento de Sintra, adere à “Semana Europeia sobre Espécies Invasoras: Portugal e Espanha”, a Parques de Sintra participa, no dia 18 de maio, na Conferência de Ambiente sobre Espécies Invasoras. O evento, que coincide com o Dia Internacional do Fascínio das Plantas, decorre no Auditório Acácio Barreiros, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e contará, na sessão de abertura, com a presença de Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra.

 

A representar a Parques de Sintra estará Diogo Sousa Pinto, engenheiro florestal, que abordará a problemática das espécies invasoras lenhosas e partilhará a experiência da empresa no seu controlo. O combate às invasoras é uma das medidas basilares do projeto “Renaturalização da Paisagem Florestal da Serra de Sintra”, que a Parques de Sintra tem em curso com o objetivo de implementar um sistema de gestão florestal sustentável, focado na conservação da natureza e da biodiversidade.

 

Para além do controlo das invasoras, que é complementado com adensamentos com espécies autóctones para acelerar a recuperação ecológica das áreas, a Parques de Sintra tem atuado na proteção florestal contra incêndios, levando a cabo ações de redução da vegetação espontânea presente no sub-coberto e operações de manutenção de faixas de gestão de combustível. Paralelamente, tem adotado medidas de gestão especificamente pensadas para conservar os habitats e espécies de flora e de fauna, de forma a proteger a biodiversidade autóctone.

Re Certicacao Gestao Florestal Creditos PSML EMIGUS