Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra participa em debates nacionais e internacionais em torno da conservação e restauro do património

09 nov. 2021

Durante o mês de novembro, a Parques de Sintra vai participar em dois encontros subordinados ao tema da conservação e restauro do património, nos quais será representada por Joana Amaral, responsável pela conservação e reservas do património móvel gerido pela empresa. Os objetivos primordiais destes debates são a partilha de experiências, a reflexão e a discussão sobre temáticas ligadas à área na qual a Parques de Sintra é considerada uma referência internacional, contando com diversos prémios ao longo dos seus 21 anos de história.

 

O primeiro destes eventos, as “IV Jornadas da Rede de Museus do Algarve”, acontece já nos próximos dias 11 e 12 de novembro, em formato misto (presencial e online), e tem como tema “Conservar o Património em Portugal – Boas e más práticas”. Este encontro anual vai juntar especialistas e responsáveis de diversas instituições regionais e nacionais, que vão refletir e discutir sobre assuntos ligados ao papel dos museus na conservação do património. “Formação e partilha de experiências em conservação preventiva” é o tema que a Parques de Sintra trará a debate.

 

Segue-se o “VI Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração: Conexões”, que decorrerá online, de 16 a 19 de novembro, com organização conjunta de duas entidades brasileiras: a Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul e a Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul – ACOR-RS. Destinados a aproximar profissionais e instituições portuguesas e brasileiras, estes encontros pretendem estimular um debate abrangente sobre a preservação do património cultural; a formação e atuação do profissional conservador-restaurador; o desenvolvimento das áreas da conservação, conservação preventiva e restauro no campo científico; bem como compartilhar resultados de investigações e fortalecer parcerias entre instituições e profissionais. Na edição de 2021, promove-se uma ampliação de fronteiras e a aproximação aos profissionais dos países latino-americanos. A Parques de Sintra contribui para a discussão abordando a “Conservação em confinamento nos palácios nacionais de Sintra”.

Creditos PSML Jose Marques Silva