Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra vence Prémio de Boas Práticas Erasmus+ 2023

17 abr. 2024

Na sequência da nomeação por parte da Agência Nacional Erasmus+, a Parques de Sintra venceu o Prémio de Boas Práticas Erasmus+ 2023 na categoria “Parceria no âmbito do ensino escolar”, que distingue o projeto "Entre Mnemosine e Terpsícore – Património e Dança Contemporânea para a promoção do pensamento crítico nos jovens”. A vitória foi anunciada durante a Gala Prémios Erasmus+2023, que decorreu na Casa da Cultura da Ericeira, no dia 9 de abril. Receberam o galardão em nome da Parques de Sintra, Bruno A Martinho, conservador do Palácio Nacional de Sintra, e Maria de Carvalho, diretora do Departamento de Programação e Serviço ao Visitante.

 

O projeto "Entre Mnemosine e Terpsícore – Património e Dança Contemporânea para a promoção do pensamento crítico nos jovens”, desenvolvido entre 2021 e 2023, teve como objetivos a promoção de competências de pensamento crítico e o estímulo da criatividade dos alunos do ensino secundário, dos 14 aos 18 anos, a partir de visitas a Palácios Nacionais, que tiveram a dança contemporânea como ferramenta de mediação.

 

Apoiada pela Comissão Europeia, a iniciativa beneficiou de um financiamento europeu de cerca de 300 mil euros e envolveu cem alunos e seis instituições: o Palácio Nacional de Sintra; o Palácio-Museu Wilanow, em Varsóvia; o Agrupamento de Escolas Monte da Lua, de Sintra; o LXXXVI Liceum Ogólnokształcące im. Batalionu "Zośka", de Varsóvia; a associação de dança contemporânea Meet Share Dance, de Madrid; e a empresa portuguesa byAR, especialista no desenvolvimento de aplicações e de soluções baseadas na realidade aumentada imersiva. Entre outras ações, o projeto incluiu oito workshops de dança contemporânea, que originaram duas performances finais de dança site specific.

 

No final, os inquéritos aos jovens envolvidos no programa traduziram resultados bastante satisfatórios, designadamente; no que se refere ao interesse na história dos palácios, que para cerca 40% dos participantes aumentou consideravelmente; e no que diz respeito à sua perspetiva sobre estes monumentos, que mudou completamente para cerca de 30% dos alunos, enquanto 40% afirmaram que a sua visão mudou consideravelmente.

 

Os Prémios de Boas Práticas reconhecem projetos de sucesso realizados ao abrigo do Programa Erasmus+ e que se consideram representativos dos diversos setores da educação e formação, tendo em conta os objetivos, atividades, grupos-alvo e resultados. Para definir os vencedores, a Agência Nacional Erasmus+ conta com um júri constituído por elementos externos.

 

ERASMUS+ 09 ABRIL 24 0458 Enhanced NR Rd

© Agência Nacional Erasmus+