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Palácio Nacional de Sintra acolhe workshop de dança integrado no programa "Entre Mnemosine e Terpsícore – Património e Dança Contemporânea para a promoção do pensamento crítico nos jovens”

15 out. 2021

Termina hoje, no Palácio Nacional de Sintra, a primeira sessão do workshop de dança englobado no programa Erasmus +, apoiado pela Comissão Europeia, "Entre Mnemosine e Terpsícore – Património e Dança Contemporânea para a promoção do pensamento crítico nos jovens”. O projeto, que envolve o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio-Museu Wilanow, em Varsóvia, bem como outras instituições nacionais e internacionais, foca-se na promoção de competências de pensamento crítico e no estímulo da criatividade dos alunos do ensino secundário, dos 14 aos 18 anos. O processo parte de visitas a estes palácios utilizando a dança contemporânea como ferramenta de mediação.

 

Durante quatro semanas, entre o outono de 2021 e a primavera de 2022, alunos do Agrupamento de Escolas Monte da Lua vão trabalhar com professores da associação espanhola de dança contemporânea Meet Share Dance, com o objetivo de desenvolver não só as suas capacidades criativas, mas também a sua relação com o monumento em si, abordando os aspetos históricos do património de uma forma diferente. Temas como o corpo, a natureza, a memória, o poder e os sentidos serão explorados ao longo das várias sessões, incentivando os jovens participantes a expressarem a sua interpretação do Palácio através de movimentos corporais. Em Varsóvia, os alunos do LXXXVI Liceum Ogólnokształcące im. Batalionu "Zośka" realizarão o mesmo trabalho no Palácio-Museu Wilanow.

 

Este processo culminará com uma performance de dança site specific, apresentada por cada grupo no monumento onde trabalhou: no Palácio Nacional de Sintra será em abril de 2022 e no Palácio-Museu Wilanow em maio do mesmo ano. Está prevista a presença dos alunos de Varsóvia no evento do Palácio Nacional de Sintra e vice-versa.

 

Para além desta vertente, o programa inclui a produção de dois novos guias de visita destinados ao público em geral, um para cada Palácio participante; a conceção de uma aplicação digital com realidade aumentada, que visa estimular o pensamento crítico em modo de jogo a partir das mesmas temáticas exploradas nos workshops de dança, com a finalidade de estabelecer pontes entre os dois palácios; a realização de uma conferência sobre narrativas e exposições permanentes em palácios; e uma ação de formação sobre mediação cultural em património através das artes junto de alunos com necessidades especiais.

01 PNS Workshop Danca ERASMUS Creditos PSML Jose Marques Silva