Estreia mundial moderna da versão de concerto da ópera "La Statira" no Palácio de Queluz
21 out. 2026
Na próxima sexta-feira, 23 de outubro, a Sala do Trono, do Palácio Nacional de Queluz acolhe a estreia mundial moderna da versão de concerto da ópera La Statira de Alessandro Scarlatti, um dos principais arquitetos da ópera italiana entre os séculos XVII e XVIII. O espetáculo integrado no programa Noites de Queluz, cujos cinco concertos esgotaram, está a cargo da Divino Sospiro, dirigida por Massimo Mazzeo, e resulta de um projeto internacional de investigação, edição crítica e recuperação do património musical setecentista, que contou com o apoio da Parques de Sintra.
O trabalho que permitiu devolver vida a esta obra fundamental do Barroco Italiano foi desenvolvido pela Divino Sospiro e pelo Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal em colaboração com o Conservatório Nacional Superior Santa Cecília de Roma, a Escola Superior de Música da Catalunha e a Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.
Estas instituições de excelência, que constituem referências fundamentais na formação musical do espaço mediterrânico europeu, fazem parte do projeto “Da Urbe ao Atlântico”. A iniciativa promove a mobilidade internacional de docentes e estudantes, contribuindo para a construção de uma rede estável e duradoura entre instituições italianas, espanholas e portuguesas ativas nos domínios da formação musical e da investigação musicológica.
Produção historicamente informada une em palco artistas consagrados e estudantes
O projeto pretende, igualmente, envolver os estudantes não apenas enquanto destinatários, mas como verdadeiros protagonistas ativos do processo formativo. La Statira, de Alessandro Scarlatti, foi objeto de um laboratório prático, que não só incentiva o intercâmbio de boas práticas e a mobilidade académica e artística de estudantes e docentes, como propõe, igualmente, um modelo replicável de cocriação e coprodução cultural. A opção por uma produção historicamente informada constitui um testemunho do elevado nível de especialização das instituições participantes e do valor formativo das competências que colocam ao serviço deste projeto.
O espetáculo que será apresentado na noite da próxima sexta-feira, num espaço que recria o ambiente histórico para o qual esta música foi concebida, constitui, assim, a expressão concreta deste trabalho. Em palco, artistas já consagrados internacionalmente partilharão a cena com estudantes das diversas instituições parceiras, simbolizando uma ideal passagem de testemunho entre o período de formação e o início de uma carreira artística.
A Parques de Sintra, sempre atenta à promoção de um ecossistema assente em valores artísticos, estéticos e humanos, associou-se desde o primeiro momento a esta iniciativa, apoiando a sua concretização e contribuindo de forma decisiva para a sua realização.
João Sousa Rego, Presidente do Conselho de Administração da empresa, defende que “é fundamental que a recuperação e valorização do património contemple, não apenas o que é tangível, mas também a sua componente imaterial. A arte em geral e a música em particular são janelas abertas para a mundividência e a sensibilidade artística de cada época, sem as quais a história destes monumentos fica incompleta”.
Assim, para o responsável faz todo o sentido apoiar este tipo de projetos e continuar a apostar nas parcerias com instituições de ensino. “É um intercâmbio profícuo que nos tem permitido conhecer melhor as diversas facetas do património que gerimos e, a partir deste conhecimento, produzir novos conteúdos e disponibilizar ao público experiências culturais de excelência como será este espetáculo”, sublinha João Sousa Rego.
Noites de Queluz: concertos esgotados para uma viagem por três séculos da história da música
As Noites de Queluz decorrem entre 8 e 30 de outubro, no Palácio Nacional de Queluz, numa iniciativa da Parques de Sintra, com direção artística de Massimo Mazzeo e organização conjunta com a Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal.
Neste regresso, após um interregno de quatro anos, o programa constituído por cinco concertos, todos esgotados, propõe uma viagem que atravessa mais de três séculos de história da música conduzida por artistas de referência internacional, nomeadamente, Raúl da Costa, Samuel Mariño, Musurgia Ensemble, Orquestra Divino Sospiro e Quartetto Altemps.
“La Statira: O Nascimento da Ópera Moderna”, no dia 23 de outubro, será o penúltimo concerto.
O programa encerra a 30 de outubro com a atuação do Quartetto Altemps, que apresenta um programa dedicado ao classicismo vienense e a uma das mais marcantes linhagens da história da música com obras de Haydn, Mozart e Beethoven.
Noites de Queluz tem o apoio da Câmara Municipal de Sintra e a Antena 2 como media partner.