Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Experiência digital gratuita: “Linhas do Tempo” dos Palácios Nacionais da Pena e de Queluz já estão disponíveis

09 fev. 2021

Depois de, em dezembro passado, a Parques de Sintra ter lançado as “Linhas do Tempo” do Palácio Nacional de Sintra, esta experiência digital gratuita passa agora a estar disponível também para os Palácios Nacionais da Pena e de Queluz, promovendo a sua compreensão e interpretação. Através desta ferramenta interativa, que apresenta linhas cronológicas paralelas ligadas entre si, é possível aceder a conteúdos, selecionados e desenvolvidos pelos conservadores e investigadores dos Palácios, relativos aos acontecimentos que marcaram a história destes monumentos, cruzando-os com outros eventos nacionais e internacionais seus contemporâneos.

 

Explorar as “Linhas do Tempo” do Palácio Nacional da Pena, é embarcar numa viagem que permite descobrir os acontecimentos mais relevantes para o enquadramento daquele que é um dos expoentes do revivalismo eclético europeu, obra do rei D. Fernando II, desde o processo de transformação do antigo Mosteiro de Nossa Senhora de Pena em Palácio e das personalidades ligadas ao monumento, até à sua relação com o Chalet da Condessa d’Edla (“casa de regalo” localizada num dos extremos do Parque da Pena, em contraste com o Palácio) e com a história de Portugal e do mundo.

 

As “Linhas do Tempo” do Palácio Nacional de Queluz interligam as histórias da Casa do Infantado; do Palácio; dos reis e das rainhas de Portugal que ali viveram; e do mundo, para proporcionar uma visão global e a contextualização das vivências e dos gostos da época, materializados na exuberância do monumento, um dos exemplos mais notáveis da arquitetura rococó e neoclássica e de jardins “à francesa” da segunda metade do século XVIII em Portugal.

 

Brevemente, esta experiência digital estará disponível para o Palácio de Monserrate. De momento, as “Linhas do Tempo” apresentam-se apenas em português, mas, futuramente, será possível consultá-las também em inglês.

Linhapnq2 Rd