Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Palácio Nacional de Queluz acolhe as Jornadas 25 anos GECoRPA – Grémio do Património

26 out. 2022

No dia 28 de outubro, o Auditório do Palácio Nacional de Queluz recebe as Jornadas GECoRPA, iniciativa do Grémio do Património, que este ano comemora 25 anos de existência. O evento, coorganizado pela Parques de Sintra, contará com a participação de vários especialistas no domínio do património, entre os quais se inclui o Diretor Técnico para o Património Construído da Parques de Sintra. João Sousa Rego apresentará o plano plurianual de manutenção patrimonial que sistematiza e consolida a forma com a empresa intervém ao nível da manutenção e restauro nos monumentos nacionais que gere.

 

O programa inclui também uma visita guiada técnica que levará os participantes a conhecer o projeto de recuperação dos lagos e fontes dos jardins do Palácio Nacional de Queluz, que contemplou a intervenção nas cantarias, nos grupos escultóricos e nas infraestruturas dos Bosquetes, do Jardim de Malta, do Jardim Pênsil e do Jardim Botânico. O projeto, concluído há sensivelmente um ano, devolveu a estes jardins o esplendor dos jogos de água que os caracterizam, aliando o rigor histórico à sustentabilidade. Ao restauro dos elementos construídos e decorativos juntou-se a revisão do sistema hidráulico das fontes e lagos, de forma a garantir o funcionamento adequado de todos os seus elementos e a melhoria dos circuitos de abastecimento de água, que foi igualmente dotado de um sistema fechado de recirculação para evitar o desperdício de água.

 

O GECoRPA – Grémio do Património é uma associação de empresas e profissionais que exercem atividade na fileira da reabilitação do edificado e da conservação do património. Pretende, no entanto, agregar, igualmente, outras entidades, públicas ou privadas, e cidadãos interessados nestas temáticas. No que se refere às empresas e aos profissionais, o Grémio dirige-se aos vocacionados para a execução das intervenções nesta área; aos envolvidos na sua promoção, conceção e projeto; e aos que se dedicam ao fornecimento de produtos e serviços especializados.

160 Lago De Neptuno┬®PSML Jose╠Ü Marques Silva