Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Hortas Biológicas do Convento dos Capuchos são inauguradas a 25 de março

21 mar. 2023

Ao fim de 400 anos, a terra volta a ser cultivada no Convento dos Capuchos, na Serra de Sintra. Lançado pela Parques de Sintra em janeiro deste ano, o projeto inédito para a criação de hortas biológicas nos mesmos espaços que foram utilizados pelos frades franciscanos que habitaram o Convento durante quase 300 anos arranca no próximo sábado, dia 25. Nessa data, são inauguradas as primeiras 4 hortas que foram atribuídas através de um concurso que contou com cerca de 50 candidaturas de residentes no concelho de Sintra. O momento simbólico em que serão descerradas as placas com os nomes escolhidos por cada hortelão para a sua horta está agendado para as 11h00.

 

Para assegurar que os hortelãos dispõem dos conhecimentos de que necessitam para cultivarem as suas hortas biológicas em consonância com os objetivos do projeto, a Parques de Sintra promove um workshop formativo teórico-prático gratuito nos fins de semana de 25 e 26 de março e de 1 e 2 de abril, das 9h00 às 13h00. Ao longo de quatro sessões, os hortelãos selecionados, os seus acompanhantes e alguns suplentes na lista de candidatos, receberão formação sobre agricultura biológica; preparação dos solos; adubos, compostos e substratos; plantações e sementeiras; e pragas e doenças, entre outros temas. Serão, igualmente, auxiliados na elaboração de um plano anual para a sua horta, conciliando os seus hábitos alimentares com o conjunto de espécies que poderão ser cultivadas no espaço. O workshop estará a cargo de Carla Vinagre, engenheira agrónoma, produtora de plantas aromáticas e medicinais em modo biológico, auditora e formadora na área agrícola.

 

O Convento dos Capuchos que, ao longo dos séculos, manteve sempre uma ligação profunda à comunidade, volta, desta forma, a fazer parte do quotidiano dos sintrenses que, através deste projeto, darão uma nova vida ao espaço, cultivando a terra e usufruindo do melhor que a Serra de Sintra tem para oferecer. Numa primeira fase, foram atribuídos 4 talhões, mas prevê-se que, futuramente, o número total de parcelas para cultivo seja alargado para 25.

 

Com esta iniciativa, a Parques de Sintra, em linha com a sua missão, recupera uma vivência que marcou a história do Convento dos Capuchos, trazendo-a para a contemporaneidade e promovendo o modo de produção biológico, a produção integrada e a recriação do uso de práticas agrícolas tradicionais, em nome da sustentabilidade e da sensibilização ambiental.

Horta Do Convento Dos Capuchos Trabalhos De Preparacao Creditos PSML