Castelo dos Mouros: trabalhos de manutenção no Centro de Apoio ao Visitante. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Escola Portuguesa de Arte Equestre apresenta Gala de Ano Novo com música ao vivo

29 dez. 2023

No dia 5 de janeiro, a Escola Portuguesa de Arte Equestre assinala o início de 2024 com a Gala de Ano Novo, um espetáculo diferente, com música ao vivo – um verdadeiro diálogo artístico entre a arte equestre e a arte musical. Esta gala marca também o início das celebrações dos 45 anos da Escola Portuguesa de Arte Equestre, integradas no “Ano do Cavalo na Corte”, da Associação das Residências Reais Europeias, da qual a Parques de Sintra é associada.

 

A gala, que se realiza pelas 21h30 no Picadeiro Henrique Calado, contará com a participação da associação 3Actos, uma organização de músicos profissionais que visa promover as artes como um todo, proporcionando concertos onde a música se alia à poesia, ao teatro, artes gráficas e performativas em geral. Neste espetáculo, o programa musical inclui obras de grandes compositores, como Bach, Handel e Mozart.

 

 

As galas da Escola Portuguesa de Arte Equestre têm como objetivo recriar um momento vivido na corte portuguesa do séc. XVIII. Nestes espetáculos, os cavaleiros envergam um traje de gala e os cavalos, de raça Lusitana de Alter Real, apresentam-se entrançados com trança à portuguesa, de três pontas. São desenvolvidos exercícios característicos do período barroco, como os “ares altos” e os “jogos da corte”.

 

Considerada Património Nacional, e uma das melhores do mundo, a Escola Portuguesa de Arte Equestre é a continuação do que foi a Academia Equestre criada pelo Rei D. João V, no séc. XVIII, e os seus espetáculos são uma reconstituição de um dos passatempos favoritos da corte da época: a Equitação.

 

 

Programa Musical (e os momentos em que as obras são interpretadas)

 

Cavalo em liberdade

  • Bach – Prelúdio da 1ª Suite para violoncelo solo

 

Carrossel dos cavalos novos

  • Händel – The Arrival of the Queen of Sheba
  • Avondano – Sinfonia em Fá Maior (I And.)

 

Passo de dois

  • Rameau – Danse du Grand Calumet de la Paix da ópera Les Indes Galantes
  • Purcell – Rondeau da Suite Abdelazer

 

Rédeas Longas

  • Bach – Abertura e Giga da 3ª Suite para orquestra

 

Solo

  • Mozart – Allegro e Presto do Divertimento em Ré Maior, Kv. 136

 

Agradecimentos e fecho do espetáculo

  • Händel – Hornpipe da Suite Water Music

Foto 6 11Zon

Saiba mais sobre as galas da Escola Portuguesa de Arte Equestre