Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Exposição de aguarelas de Sofia Arez revela cogumelos da serra de Sintra

29 set. 2020

É durante o outono que a beleza discreta dos cogumelos vem animar os bosques de Sintra. A Parques de Sintra celebra a nova estação com a exposição “Desvio”, de Sofia Arez, constituída por um conjunto de aguarelas que retratam cogumelos encontrados pela artista nas suas caminhadas pela floresta local. A exposição estará patente na Abegoaria do Parque da Pena, de 3 de outubro a 30 de novembro, todos os dias, das 9h30 às 18h00. O acesso é livre, mediante aquisição do bilhete de visita ao Parque da Pena ou Parque e Palácio da Pena.

 

Paralelamente à exposição, nos dias 10 de outubro e 14 e 28 de novembro, às 14h30, haverá percursos de observação de cogumelos, no Parque da Pena. Conduzidos por João Luís Baptista Ferreira, Professor da Faculdade de Ciências de Lisboa e especialista em micologia, os participantes poderão viver uma nova experiência, focada na descoberta do fascinante mundo dos cogumelos, numa abordagem que toca não apenas a vertente biológica, mas também aspetos culturais ligados a estes seres vivos, que inspiram lendas e tradições. 

 

Muito embora sejam fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas, os cogumelos são muitas vezes relegados para segundo plano, face ao protagonismo das plantas e dos animais. A exposição “Desvio” contribui para a sua divulgação e relembra a necessidade de protegermos a biodiversidade. Sendo uma artista com um profundo interesse pela natureza e pela perceção, Sofia Arez dedicou, nestes trabalhos, a sua atenção aos cogumelos que recolheu nos seus passeios pelas matas de Sintra e que retratou em aguarelas. Cuidadosamente desenhadas, evidenciam a delicadeza das formas e a riqueza cromática destes seres vivos e convidam à reflexão sobre os impulsos e as casualidades que a experiência da natureza – e da vida, proporcionam.

Coprinellus Micaceus, 56 X 77 Cm, Watercolor On Paper, 2019 Jpg Final

Saiba mais

"Desvio" | Exposição de aguarelas de Sofia Arez

Percursos de observação de cogumelos no Parque da Pena