Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

“Encontros nos Palácios Nacionais” de regresso a Queluz

18 mai. 2023

Em maio, prosseguem os “Encontros nos Palácios Nacionais”, com a palestra “Na Real Quinta de Queluz com Hélder Carita: da Sala Vaga à Sala Grande passando pelos jardins de recreio”, agendada para o dia 25, às 19h00, no Palácio Nacional de Queluz.

 

Sem nunca perder a sua feição de quinta de recreio, o Palácio de Queluz foi palco das mais diversas funções de Estado. Assim, a organização de espaços interiores e exteriores obedecia a um figurino de corte, já que, mesmo em período de veraneio, o monarca teria sempre que dar audiências. Neste “Encontro”, Hélder Carita, arquiteto de formação e doutorado em História da Arte Moderna – arquitetura e urbanismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mostrará como, ainda hoje, é possível identificar e percorrer os espaços do Palácio associados à esfera pública e à esfera privada da Família Real, de acordo com os preceitos estabelecidos no século XVIII.

 

Desde o início de 2022, os “Encontros nos Palácios Nacionais” de Queluz e de Sintra têm proporcionado ao grande público novas perspetivas do património, apostando em debates informais que estimulam a interação com alguns dos maiores especialistas em áreas tão diversas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. A iniciativa, em linha com a missão da Parques de Sintra, visa a partilha e a disseminação do conhecimento.

 

A participação no evento requer a compra de bilhete online no site da Parques de Sintra, pelo preço simbólico de 1€. O “Encontro” termina com um cocktail, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências entre todos os participantes.

Parques De Sintra Palacio Nacional E Jardins De Queluz Sala Do Trono 01