Castelo dos Mouros: trabalhos de manutenção no Centro de Apoio ao Visitante. Saiba mais | Caminho Pedonal de Santa Maria reaberto. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Próxima edição dos “Encontros nos Palácios Nacionais” explora a pintura a fresco no Palácio Nacional de Sintra

23 jun. 2023

O próximo “Encontro nos Palácios Nacionais”, agendado para o dia 6 de julho, às 19h00, no Palácio Nacional de Sintra, vai mostrar que a azulejaria não é única arte decorativa a merecer destaque neste monumento. No Paço de Sintra com Joaquim Caetano: uma História escondida sob camadas do Tempo ou o gosto através dos tempos” propõe a descoberta da variada pintura a fresco que enriquece a decoração de diversos espaços do Palácio.

 

Joaquim Caetano, conservador-restaurador de pintura mural formado no antigo Instituto José de Figueiredo e no ICCROM de Roma e doutorado em História (Arte, Património e Restauro) pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, é o especialista convidado para esta palestra. Na sua companhia, os participantes terão oportunidade de explorar a pintura a fresco e, de um modo mais abrangente, as chamadas "artes da cal", que assumem várias formas e estilos no Palácio Nacional de Sintra. Desde a nítida influência italiana no Pátio Central, até ao gosto mudéjar patente em vários fragmentos de colunas descobertos em escavações realizadas em 2001, muitos são os exemplos de pintura a fresco que testemunham o gosto através dos tempos.

 

Concebidos a pensar no grande público, os “Encontros nos Palácios Nacionais” de Queluz e de Sintra, iniciados em 2022, têm abordado novas perspetivas do património através de debates informais que estimulam a interação com alguns dos maiores especialistas em áreas tão diversas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. A iniciativa, em linha com a missão da Parques de Sintra, tem como grandes objetivos a partilha e a disseminação do conhecimento.

 

A participação no evento requer a aquisição de bilhete no site da Parques de Sintra, pelo valor simbólico de 1€. O “Encontro” termina com um cocktail, para convívio e troca informal de ideias entre todos os participantes.

2023 06 15 No Paco Real De Sintra Com