Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

“Encontro” com historiador João Júlio Teixeira revisita objetos em prata do Palácio de Queluz e suas vivências

15 fev. 2024

Em fevereiro, regressam os “Encontros nos Palácios Nacionais”. A primeira palestra deste ano, intitulada “Na Real Quinta de Queluz com João Júlio Teixeira: desvendar a prata da vivência cortesã”, terá lugar no Palácio Nacional de Queluz, no próximo dia 22, às 19h00.

 

A utilização de objetos em prata marcou a vivência da Família Real e da corte, entre o final do século XVIII e inícios do século XIX. O Palácio de Queluz, habitado por três gerações de monarcas, conserva até aos nossos dias muitas dessas peças, que, quando observadas em detalhe, têm muito a revelar, nomeadamente, funções, influências estéticas e marcas do tempo e do uso. Nesta palestra, os participantes são convidados a lançar um novo olhar sobre os objetos em prata que integram as coleções do Palácio, indo ao encontro das histórias que têm para contar. A guiá-los nesta descoberta está João Júlio Teixeira, especializado em ourivesaria antiga e classificação de diamantes (GIA) e doutorando em História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com o tema “Joalharia na Casa Real Portuguesa, 1777-1889”.

 

Os “Encontros nos Palácios Nacionais” de Queluz e de Sintra, iniciados em 2022, têm trazido a debate novas perspetivas do património, permitindo que o grande público contacte com alguns dos maiores especialistas em áreas tão diversas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. A Parques de Sintra promove esta iniciativa com o intuito de estimular a partilha e a disseminação do conhecimento relativo ao património gerido pela empresa.

 

A participação na palestra faz-se mediante aquisição de bilhete no site da Parques de Sintra, pelo valor simbólico de 1€. No final do “Encontro”, decorre um cocktail, para convívio e discussão informal de ideias entre todos os participantes.

Campanola Acafatas©PSML José Marques Silva