Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Peças cedidas pelo Palácio Nacional de Queluz integram Exposição Comemorativa do Aniversário da Rainha D. Isabel II promovida pela Embaixada do Reino Unido em Portugal

02 jun. 2022

Ontem, 1 de junho, no âmbito das celebrações do aniversário da Rainha D. Isabel II, que, este ano, coincidem com o Jubileu de Platina do seu reinado, a Embaixada do Reino Unido em Portugal promoveu uma exposição comemorativa, que contou com algumas peças cedidas pelo Palácio Nacional de Queluz. Os objetos expostos durante o evento, aberto apenas a convidados, pertencem ao acervo do Pavilhão D. Maria I – Residência dos Chefes de Estado em Visita Oficial a Portugal, onde a Rainha D. Isabel II ficou alojada com o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, e com a restante comitiva durante as duas visitas oficiais que realizou ao nosso país, em 1957 e em 1985.

 

As peças cedidas pelo Palácio Nacional de Queluz para esta exposição decoraram os aposentos ocupados pela Rainha D. Isabel II em períodos diferentes. Exibiu-se uma cadeira de braços que estava a uso durante a visita de 1957, bem como uma cómoda-papeleira e outra cadeira de braços (depósito do Palácio Nacional de Ajuda) que, em 1985, data da segunda visita da monarca, já faziam parte da decoração permanente do espaço. Em exposição estiveram também o Livro de Honra, com as assinaturas da Rainha Isabel II e do Duque de Edimburgo, por ocasião da visita de 1957, e o programa oficial da visita de 1985.

 

O Pavilhão D. Maria I, recentemente musealizado pela Parques de Sintra, acolheu os convidados ilustres da República Portuguesa entre 1940 e 2004. No âmbito da preparação da primeira visita da Rainha D. Isabel II, e com o objetivo de dotar esta ala do Palácio Nacional de Queluz de todas as condições necessárias à estadia da monarca, foi objeto de uma profunda renovação, que abrangeu as infraestruturas, a reorganização dos espaços e a sua decoração. Recorreu-se às coleções de museus e de palácios nacionais, que cederam mobiliário, pintura, tapeçarias, tapetes, porcelanas, ourivesaria, entre outros, para a decoração dos espaços nobres, localizados no 1º andar. Após a visita, todas as peças regressaram aos museus e palácios a que pertenciam.

PNQ Pav DMI Comoda Papeleira Quarto Feminino Creditos PSML Josemarquessilva