Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra celebrou o Dia Europeu dos Jardins Históricos com sessões de conto de histórias dedicadas às crianças

27 abr. 2022

Foi com duas sessões de conto de histórias dirigidas aos mais novos que a Parques de Sintra comemorou, ontem, 26 de abril, o Dia Europeu dos Jardins Históricos, este ano subordinado ao tema “Jardins que inspiram: Literatura e Jardins Históricos”. De manhã, no Parque de Monserrate, um local que ao longo da história despertou a imaginação de muitos escritores, os alunos de uma turma do 5º ano da Escola Básica Integrada D. Carlos I, do Agrupamento de Escolas D. Carlos I, foram envolvidos pelo universo mágico das palavras contadas. Devido ao tempo chuvoso, esta sessão decorreu no Centro de Interpretação da Natureza. À tarde, já com o sol a brilhar, foi a vez de uma turma do 4º ano da Escola Básica n.º 2 de Queluz, do Agrupamento de Escolas Queluz-Belas, viver uma experiência semelhante nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz, que guarda as memórias dos príncipes e das princesas que ali cresceram.

 

Coube à contadora de histórias São Bernardes levar o público infantil à descoberta de um conjunto de histórias, lendas e memórias sobre jardins, extraídas de diversos contos de autores portugueses e estrangeiros e adaptados a cada um dos jardins onde decorreram as sessões, abertas a todos os visitantes que nelas quiseram participar. Com esta iniciativa, a Parques de Sintra procurou envolver a comunidade infantil local, estimulando, por intermédio da literatura, a sua criatividade e a ligação emocional ao património.

 

O Dia Europeu dos Jardins Históricos é promovido pela Rota Europeia dos Jardins Históricos e vai na sua terceira edição. A instituição, que foi criada em 2016 com o intuito de divulgar e de valorizar este património, reúne alguns dos mais importantes jardins da Europa, nos quais se incluem os Jardins Históricos do Palácio Nacional de Queluz e os Parques da Pena e de Monserrate.

DEJH 2022 Sessaode Conto De Historias CIN Creditos PSML Josemarquessilva