Nos palácios ou na natureza, Sintra comemora o Dia do Pai com experiências em família
12 mar. 2025
Seja num palácio cheio de história ou ao ar livre, em contacto com a natureza, Sintra oferece um conjunto diversificado de experiências para viver em família, tendo como mote a celebração do Dia do Pai. No fim de semana de 22 e 23 de março, a Parques de Sintra tem propostas para todos os gostos: para os que gostam de história, mas não dispensam uma boa dose de diversão, há visitas jogo aos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz; para os aventureiros, o desafio é caçar um tesouro em pleno Parque da Pena; e para os adoram os animais e a vida no campo, a Quintinha de Monserrate oferece um programa imperdível na companhia de típicos saloios.
“Pão, Coentros e Bicharada”: diversão na Quintinha de Monserrate
O sábado, dia 22 de março, será centrado nas experiências no meio natural. A primeira proposta é o programa “Pão, Coentros e Bicharada – Especial Dia do Pai”, às 10h30, na Quintinha de Monserrate. Acompanhadas por típicos saloios da região de Sintra, as famílias vão explorar a vida no campo e participar ativamente nas tarefas da Quinta. Juntamente com os seus anfitriões, Joaquim Farinhas e Teresa Framboesa, vão amassar o pão e alimentar os animais no cercado, entre outras atividades. Antes de merendar o saboroso pão cozido no forno a lenha com uma limonada, há muitas surpresas e divertidos jogos tradicionais ao ar livre.
Caça ao Tesouro no Parque da Pena: pais e filhos à aventura
Da parte da tarde, às 15h00, o desafio é embarcar numa emocionante Caça ao Tesouro no Parque da Pena, explorando, em família, a fantástica paisagem que envolve o Palácio da Pena. Nesta verdadeira aventura, entre recantos misteriosos, há segredos para descobrir, enigmas para resolver e provas para ultrapassar. As pistas conquistadas conduzem ao desejado tesouro, mas só os mais astutos conseguirão lá chegar.
O Tesouro do Rei: um segredo bem guardado no Palácio Nacional de Sintra
O Palácio Nacional de Sintra também guarda um tesouro. Descobri-lo será a primeira experiência em família, no domingo, dia 23 de março, que será dedicado à descoberta dos Palácios de forma original, divertida e didática. Recheado de surpresas, o Tesouro do Rei, agendado para as 10h30, percorre o labirinto de salas e os principais feitos dos reis que habitaram o Palácio mais antigo de Portugal. Para atingir o seu objetivo, os participantes terão de cumprir tarefas em equipa, que lhes vão ensinar muito sobre as vivências deste monumento ao longo dos séculos.
O Diário da Princesa: memórias do passado no Palácio de Queluz
A outra proposta leva os participantes a descobrir o sumptuoso do Palácio Nacional de Queluz através da visita jogo O Diário da Princesa, com início às 15h00. Numa viagem ao passado, os participantes são desafiados a desvendar a história e as vivências da Família Real, através das pistas deixadas pela Princesa D. Maria Francisca. As funções das salas, o vestir e a higiene, a música e a educação serão temas a explorar ao longo de um percurso em que se propõem desafios para resolver. No final, uma surpresa espera os participantes.
Os bilhetes para estas experiências estão disponíveis online no site da Parques de Sintra.
