Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Vidro padrão de produção inglesa descoberto no Palácio de Monserrate

06 jan. 2023

No decorrer de trabalhos de conservação e restauro nas bandeiras superiores das portas que comunicam com a varanda octogonal do piso superior do Palácio de Monserrate, a equipa da Parques de Sintra fez uma descoberta inesperada. As sondagens efetuadas para avaliar as diferentes campanhas decorativas revelaram que estes elementos possuem vidros de cor laranja com um desenho padrão, até aqui ocultos por uma camada de tinta numa tonalidade creme semelhante à das portas e das paredes.

 

A descoberta motivou uma pesquisa com o objetivo de identificar a técnica aplicada nestes valiosos elementos arquitetónicos e a sua proveniência. A investigação permitiu apurar que a técnica utilizada tem origem inglesa e remonta ao início do século XIX, mais precisamente a 1830, e consistia na “impressão” numa das faces do vidro através de um rolo com padrões pré-definidos. A cor laranja dos vidros do Palácio de Monserrate conferia ainda maior vibração ao padrão, enriquecendo a ornamentação do edifício. O padrão usado no Palácio de Monserrate, que faz lembrar flores, é denominado “Muranese” e consta de um catálogo, datado de 1901, da Pilkington Bros, uma das principais fábricas deste tipo de vidro, sediada na cidade de Liverpool, em Inglaterra.

 

A presença destes elementos decorativos vem reforçar duas características marcantes do Palácio de Monserrate. Por um lado, está em perfeita sintonia com a estética do edifício, inspirada na natureza que o envolve. Por outro, é mais um testemunho da influência inglesa, em particular da família Cook. Assim, no processo de restauro, optou-se por recuperar a cor original das bandeiras superiores das portas, devolvendo-lhes o efeito estético que exibiam no passado e proporcionando essa experiência ao visitante atual.

 

Referência da arquitetura do período romântico em Portugal, o Palácio de Monserrate é um edifício eclético, que cruza o gótico veneziano com influências indianas e mouriscas. Com a estratégia de conservação que definiu para este monumento, a Parques de Sintra visa preservar a sua identidade e autenticidade, potenciando a sua leitura enquanto símbolo da arquitetura portuguesa do século XIX.

Vidro Padrao Monserrate PSML Jose Marques Silva Bx