Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Convento dos Capuchos acolheu cerimónia de receção do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra 2022

04 out. 2022

Na manhã desta terça-feira, 4 de outubro, decorreu no Convento dos Capuchos, a cerimónia de receção do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra 2022, na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa, que distinguiu o projeto de restauro levado a cabo no monumento pela Parques de Sintra. 

 

Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra e anfitriã desta cerimónia, destacou a complexidade deste processo de restauro que exigiu “uma metodologia própria associada a um modelo de intervenção e a um plano de manutenção capaz de salvaguardar o Convento dos Capuchos nos anos futuros”. O Prémio Europa Nostra distinguiu este rigoroso trabalho que permitiu salvaguardar a identidade do espaço e que só foi possível “graças ao empenho dos colaboradores da Parques da Sintra”.

 

Por seu turno, Maria Calado, Presidente do Centro Nacional de Cultura, considerou que “o restauro do Convento dos Capuchos mudou o paradigma na forma de encarar a comunhão entre a natureza e o património”. E acrescentou: “os elogios internacionais que o projeto recebeu são o melhor testemunho da visão e do trabalho de excelência aqui desenvolvido”. Também presente esteve Guilherme d’Oliveira Martins, que preside ao Grande Conselho / Conselho das Artes do Centro Nacional de Cultura.

 

A cerimónia contou, igualmente, com a presença de Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra, que lembrou que “conservar o património é salvaguardar a memória e é um dever das nações”. Felicitando todos os colaboradores da empresa pelo trabalho desenvolvido, sublinhou ainda que o “município de Sintra tem a honra de ter uma grande empresa como a Parques de Sintra.”

 

Seguiu-se uma visita ao Convento dos Capuchos para apresentação aos convidados da intervenção de conservação e restauro realizada no monumento.

 

No final de junho, a Comissão Europeia e a Europa Nostra anunciaram os vencedores dos Prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2022, financiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia. Neste ano, marcado pelo 20º aniversário dos mais prestigiados prémios europeus no domínio do património, 18 países europeus foram premiados por 30 projetos excecionais nesta área. Na galeria de honra dos premiados de 2022, está o projeto de restauro do Convento dos Capuchos.

 

IMG 20221004 WA0000