Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra celebra o Dia da Música Antiga com concerto online gratuito

18 mar. 2021

No próximo dia 21 de março, a Parques de Sintra comemora o Dia da Música Antiga com a transmissão online gratuita do concerto “Cosmopolitismo do Barroco Português”, através da sua página de Facebook, às 20h00. Este concerto esteve agendado para 21 de março de 2020, ao vivo, no Palácio Nacional de Queluz, com entrada livre. No entanto, devido ao surgimento da pandemia de Covid-19, que levou ao confinamento geral da população e ao encerramento dos equipamentos culturais partir de 18 de março, o evento foi cancelado. Em 2021, a Parques de Sintra retoma a organização deste concerto, associando-se às celebrações europeias do Dia da Música Antiga, que este ano acontecem online.


O programa proposto pela Orquestra Divino Sospiro e o soprano Eduarda Melo, sob a direção de Massimo Mazzeo, será executado na Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz e centra-se no século XVIII, período de grande vitalidade musical em Portugal. Nesta época, o diálogo constante com as tendências italianas influenciou os compositores portugueses, que as absorveram e adaptaram ao contexto local e à sua própria inspiração. O repertório deste concerto convida a uma viagem pelo esplendor da música barroca, através de obras da família Avondano, de Francisco António de Almeida, de Carlos Seixas, de Bononcini, de Vivaldi e de Domenico Scarlatti.


Iniciativa da Rede Europeia de Música Antiga (REMA), o Dia da Música Antiga é assinalado desde 2013 e assume um lugar de relevo na promoção do património histórico musical da Europa. É este legado milenar que se celebra a 21 de março − primeiro dia de primavera e data de nascimento de Johann Sebastian Bach − com diversas iniciativas online que decorrem em vários países.


A Rede Europeia de Música Antiga foi fundada no ano 2000, em Ambronay, com o objetivo de promover a música antiga europeia, incentivando a partilha de conhecimento e o intercâmbio de experiências nesta área. A rede, apoiada pelo Ministério da Cultura de França, está atualmente sediada no Centro de Música Barroca de Versailles e conta com 88 instituições associadas, oriundas de 21 países europeus, nas quais se inclui a Parques de Sintra, desde 2019. Com a Temporada de Música, que este ano tem a sua 7ª edição, a empresa tem vindo a proporcionar ao público a experiência da memória imaterial dos Palácios Nacionais sob sua gestão através da música que animou estes monumentos nas épocas áureas das suas respetivas vivências.


O concerto “Cosmopolitismo do Barroco Português” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CEMSP). Este evento conta com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGARTES) e da Rede Europeia de Música Antiga (REMA), tendo a Antena 2 como media partner.

DMA Noticia Int 01 Final