Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Palácio Nacional de Queluz acolhe concerto comemorativo dos 200 anos da primeira apresentação da ópera “Don Giovanni” de Mozart no Brasil

01 set. 2021

“200 anos de Don Giovanni no Brasil – A primeira apresentação da ópera de todas as óperas fora da Europa” é o título do concerto que marca a rentrée no Palácio Nacional de Queluz. O espetáculo está agendado para o próximo dia 18 de setembro, às 21h00, na Sala do Tono, e enquadra-se na celebração internacional do bicentenário da estreia, no Brasil, de uma das mais importantes criações artísticas da Humanidade: a ópera “Don Giovanni” de Wolfgang Amadeus Mozart. A sua apresentação no Rio de Janeiro, a 20 de setembro de 1821, foi um evento memorável no intercâmbio cultural entre a Europa e o “Novo Mundo”, impulsionado pela estadia da corte portuguesa no Brasil, que, nessa data, tinha já regressado ao país. Profundamente ligado às vivências da Família Real naquela época, o Palácio Nacional de Queluz é, portanto, o cenário ideal para este concerto comemorativo, cuja interpretação está a cargo da Orquestra Divino Sospiro e do Americantiga Ensemble, com direção artística de Massimo Mazzeo e de Ricardo Bernardes.

 

O programa é constituído por duas missas para orquestra de cordas e coro: a Missa Brevis de Mozart, em Fá Maior, e a Missa sub titulo Sancti Johannis, de Sigismund von Neukomm, em estreia mundial moderna, cuja dedicatória é uma homenagem a D. João VI. Este compositor austríaco, originário de Salzburgo, trabalhou no Rio de Janeiro sob a regência portuguesa do Brasil, com D. Pedro IV, e teve um papel fundamental na introdução da música de Mozart no continente sul americano, inaugurando a presença do classicismo vienense nas Américas.

 

Os bilhetes para este concerto, que decorre de acordo com as diretivas da Direção-Geral da Saúde, custam 15€ e são vendidos exclusivamente na bilheteira online da Parques de Sintra.

 

Apoiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes) e pelo Programa Garantir Cultura, este concerto é uma produção conjunta da Parques de Sintra, da Associação Divino Sospiro e do Americantiga Ensemble, em colaboração com o Mozarteum de Salzburgo, o Instituto Música Brasilis do Rio de Janeiro, o centro Don Juan Archiv de Viena e a Fundação da Casa de Mateus. Conta também com a Antena 2 como media partner. Posteriormente, no dia 20 de setembro, fará parte de um evento online que incluirá a transmissão em streaming de um concerto a partir de Viena e participações de todos os países envolvidos nestas celebrações.

18 Setembro Dgiovanni 07