Pandemia/Alterações nos serviços: funcionamento de Cafetarias e horários de algumas Bilheteiras (consultar Planear a visita) | Parque da Pena: entrada dos Lagos temporariamente encerrada

Palácio Nacional de Queluz acolhe concerto comemorativo dos 200 anos da primeira apresentação da ópera “Don Giovanni” de Mozart no Brasil

01-09-2021

 

“200 anos de Don Giovanni no Brasil – A primeira apresentação da ópera de todas as óperas fora da Europa” é o título do concerto que marca a rentrée no Palácio Nacional de Queluz. O espetáculo está agendado para o próximo dia 18 de setembro, às 21h00, na Sala do Tono, e enquadra-se na celebração internacional do bicentenário da estreia, no Brasil, de uma das mais importantes criações artísticas da Humanidade: a ópera “Don Giovanni” de Wolfgang Amadeus Mozart. A sua apresentação no Rio de Janeiro, a 20 de setembro de 1821, foi um evento memorável no intercâmbio cultural entre a Europa e o “Novo Mundo”, impulsionado pela estadia da corte portuguesa no Brasil, que, nessa data, tinha já regressado ao país. Profundamente ligado às vivências da Família Real naquela época, o Palácio Nacional de Queluz é, portanto, o cenário ideal para este concerto comemorativo, cuja interpretação está a cargo da Orquestra Divino Sospiro e do Americantiga Ensemble, com direção artística de Massimo Mazzeo e de Ricardo Bernardes.

 

O programa é constituído por duas missas para orquestra de cordas e coro: a Missa Brevis de Mozart, em Fá Maior, e a Missa sub titulo Sancti Johannis, de Sigismund von Neukomm, em estreia mundial moderna, cuja dedicatória é uma homenagem a D. João VI. Este compositor austríaco, originário de Salzburgo, trabalhou no Rio de Janeiro sob a regência portuguesa do Brasil, com D. Pedro IV, e teve um papel fundamental na introdução da música de Mozart no continente sul americano, inaugurando a presença do classicismo vienense nas Américas.

 

Os bilhetes para este concerto, que decorre de acordo com as diretivas da Direção-Geral da Saúde, custam 15€ e são vendidos exclusivamente na bilheteira online da Parques de Sintra.

 

Apoiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes) e pelo Programa Garantir Cultura, este concerto é uma produção conjunta da Parques de Sintra, da Associação Divino Sospiro e do Americantiga Ensemble, em colaboração com o Mozarteum de Salzburgo, o Instituto Música Brasilis do Rio de Janeiro, o centro Don Juan Archiv de Viena e a Fundação da Casa de Mateus. Conta também com a Antena 2 como media partner. Posteriormente, no dia 20 de setembro, fará parte de um evento online que incluirá a transmissão em streaming de um concerto a partir de Viena e participações de todos os países envolvidos nestas celebrações.

18 Setembro Dgiovanni 07