Castelo dos Mouros com iluminação rosa, verde e azul no Dia Mundial das Doenças Raras
25 fev. 2025
Atualização a 27.02.2025
Devido a uma avaria, esta iluminação cénica teve de ser cancelada.
*****************************************************************************************************
O Castelo dos Mouros vai iluminar-se de rosa, verde e azul, no dia 28 de fevereiro, data em que se assinala o Dia Mundial das Doenças Raras. A Parques de Sintra, em articulação com o Município de Sintra, volta a associar-se à campanha internacional que em mais de 100 países de todo o mundo procura sensibilizar a população e os decisores políticos para a importância do diagnóstico precoce das doenças raras, para os cuidados especializados que requerem e para a necessidade de combater o estigma, promovendo a inclusão social dos doentes.
A União Europeia classifica uma doença como rara quando afeta no máximo uma em cada 2 000 pessoas, estando identificadas mais de 6 000 doenças deste tipo. Estima-se que as doenças raras, no seu conjunto, atinjam 6% a 8% da população portuguesa, ou seja, entre 600 e 800 mil pessoas. No mundo, são cerca de 300 milhões de doentes.
O Dia Mundial das Doenças Raras foi criado em 2008 pela EURORDIS - Rare Diseases Europe, que agrega mais de 100 associações de doenças raras, de 74 países. Em Portugal, a campanha é dinamizada pela RD – Portugal, União das Associações das Doenças Raras de Portugal, que engloba, atualmente, 48 associações portuguesas de doenças raras. É membro da EURORDIS e parceiro oficial do RareDiseasesDay.org. Desde 2022, foram mais de 30 os edifícios, em 18 distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas, que, na sequência do apelo da RD-Portugal, aderiram à campanha mundial de iluminação.
