7/10/2024 (a partir das 17h00): acessos condicionados no Palácio e Jardins de Queluz. Saiba maisPalácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso.  Saiba mais

“Outubro Rosa” no Castelo dos Mouros, pela prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama

27 set. 2024

Ao longo do mês de outubro, o Castelo dos Mouros estará iluminado de cor-de-rosa, numa demonstração de apoio, por parte da Parques de Sintra e da Câmara Municipal de Sintra, à campanha “Outubro Rosa”, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. A iniciativa pretende sensibilizar a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do rastreio. Durante todo o mês, decorrem várias ações de divulgação de informação e de formas de apoio aos doentes e às suas famílias.

 

Os últimos dados estatísticos que se conhecem (Globocan, 2024) continuam a posicionar o cancro da mama como o mais prevalente em Portugal e no mundo. Em 2022, no nosso país, estima-se que aproximadamente 9000 mulheres tenham sido diagnosticadas com este tipo de cancro e que mais de 2000 tenham morrido com esta doença, que também atinge os homens. Cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se em indivíduos do sexo masculino.

 

Quando é diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. Assim, a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para salvar vidas e para potenciar a qualidade de vida dos pacientes.

 

O movimento “Outubro Rosa” (Pink October) teve origem nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o objetivo de mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Atualmente, é assinalado em todo o mundo, usando a cor rosa para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

Postfb900x900