21/06/2025: alteração do horário de encerramento do Palácio Nacional de Queluz. Saiba mais...

Castelo dos Mouros estará iluminado de laranja no Dia Mundial da Esclerose Múltipla

28 mai. 2025

Numa ação simbólica, que une a Parques de Sintra e a Câmara Municipal de Sintra, o Castelo dos Mouros vai iluminar-se de laranja a 30 maio por ocasião do Dia Mundial da Esclerose Múltipla. A iniciativa da Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF), promovida em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), é uma forma de sensibilizar a sociedade para esta doença, alertando para os seus sintomas, muitas vezes invisíveis, sublinhando a importância do diagnóstico precoce e destacando a necessidade de acesso a tratamentos adequados.

 

A campanha global do Dia Mundial da Esclerose Múltipla para o triénio 2024-2026, com o título “O Meu Diagnóstico de EM” (My MS Diagnosis) e o mote “Navegando juntos pela EM”, foca-se na importância de um diagnóstico atempado da esclerose múltipla, que é fundamental para um tratamento oportuno, capaz de retardar a progressão da doença e minimizar incapacidades futuras.

 

A esclerose múltipla é uma doença neurológica crónica, ainda sem cura, autoimune, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central (cérebro e espinal medula). Em todo o mundo, há cerca de 2,5 milhões de pessoas diagnosticadas com esta patologia, com maior incidência nas mulheres. Em Portugal, estão identificados mais de 8000 casos. A doença é causada pela perda de mielina – um material gorduroso que isola os nervos – que origina sintomas como visão turva, fraqueza nos membros, sensações de formigueiro, falta de equilíbrio, problemas de memória e fadiga. Não existe um medicamento que cure a esclerose múltipla, mas há tratamentos que podem alterar a sua evolução.

Lui¦Üs Duarte PSML 6016 Bx