Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Dia Mundial da Esclerose Múltipla assinalado com iluminação laranja no Castelo dos Mouros

26 mai. 2023

No Dia Mundial da Esclerose Múltipla, 30 de maio, o Castelo dos Mouros estará iluminado de laranja, numa iniciativa conjunta da Parques de Sintra e da Câmara Municipal de Sintra. É desta forma que ambas as instituições se associam à campanha internacional que visa sensibilizar a comunidade para a esclerose múltipla, promover a compreensão dos desafios enfrentados pelas pessoas afetadas pela doença e apoiar a pesquisa por melhores tratamentos e cuidados. Em Portugal, a data é assinalada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), enquanto membro da Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF).

 

Conexões EM, o tema da campanha para o Dia Mundial da Esclerose Múltipla 2020-2023, lembra a necessidade de combater o estigma e de desafiar as barreiras sociais que deixam as pessoas afetadas pela doença a sentirem-se sozinhas e socialmente isoladas. Sob o lema “Eu conecto-me, nós conectamo-nos”, é uma oportunidade para defender melhores serviços, celebrar redes de apoio e defender o autocuidado, promovendo conexões à comunidade, conexão com o próprio e conexões a cuidados de qualidade.

 

A esclerose múltipla é uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central (cérebro e espinal medula), afetando 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 8 000 em Portugal. Trata-se de uma condição crónica, autoimune, inflamatória e degenerativa, que é causada por danos na mielina – um material gorduroso que isola os nervos. A perda de mielina afeta a forma como os nervos conduzem os impulsos elétricos de e para o cérebro, provocando sintomas que podem incluir visão turva, fraqueza nos membros, sensações de formigueiro, falta de equilíbrio, problemas de memória e fadiga.

 

A doença surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e é duas a três vezes mais comum nas mulheres do que nos homens. Não há um medicamento que cure a esclerose múltipla, mas existem tratamentos que podem alterar a evolução da doença.

Castelo Dos Mouros Iluminado De Laranja Para Assinalar Dia Mundial Da Esclerose Multipla