Época festiva: encerramento no Natal e na Passagem de Ano. Saiba mais 

Dia Mundial da Esclerose Múltipla assinalado com iluminação laranja no Castelo dos Mouros

26 mai. 2023

No Dia Mundial da Esclerose Múltipla, 30 de maio, o Castelo dos Mouros estará iluminado de laranja, numa iniciativa conjunta da Parques de Sintra e da Câmara Municipal de Sintra. É desta forma que ambas as instituições se associam à campanha internacional que visa sensibilizar a comunidade para a esclerose múltipla, promover a compreensão dos desafios enfrentados pelas pessoas afetadas pela doença e apoiar a pesquisa por melhores tratamentos e cuidados. Em Portugal, a data é assinalada pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), enquanto membro da Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF).

 

Conexões EM, o tema da campanha para o Dia Mundial da Esclerose Múltipla 2020-2023, lembra a necessidade de combater o estigma e de desafiar as barreiras sociais que deixam as pessoas afetadas pela doença a sentirem-se sozinhas e socialmente isoladas. Sob o lema “Eu conecto-me, nós conectamo-nos”, é uma oportunidade para defender melhores serviços, celebrar redes de apoio e defender o autocuidado, promovendo conexões à comunidade, conexão com o próprio e conexões a cuidados de qualidade.

 

A esclerose múltipla é uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central (cérebro e espinal medula), afetando 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 8 000 em Portugal. Trata-se de uma condição crónica, autoimune, inflamatória e degenerativa, que é causada por danos na mielina – um material gorduroso que isola os nervos. A perda de mielina afeta a forma como os nervos conduzem os impulsos elétricos de e para o cérebro, provocando sintomas que podem incluir visão turva, fraqueza nos membros, sensações de formigueiro, falta de equilíbrio, problemas de memória e fadiga.

 

A doença surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e é duas a três vezes mais comum nas mulheres do que nos homens. Não há um medicamento que cure a esclerose múltipla, mas existem tratamentos que podem alterar a evolução da doença.

Castelo Dos Mouros Iluminado De Laranja Para Assinalar Dia Mundial Da Esclerose Multipla