Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Castelo dos Mouros iluminado de rosa, verde e azul pelo Dia Mundial das Doenças Raras

27 fev. 2023

A 28 de fevereiro, para lembrar o Dia Mundial das Doenças Raras, o Castelo dos Mouros estará iluminado de rosa, verde e azul, as cores oficiais da campanha internacional que decorre anualmente, neste dia, em mais de 100 países. É desta forma que a Parques de Sintra, em articulação com o Município de Sintra, demonstra o seu apoio à iniciativa que visa sensibilizar o público e os decisores políticos para as doenças raras e para o seu impacto na vida dos doentes e das suas famílias. Através destas ações, procura-se alertar para a importância do diagnóstico precoce e combater o estigma, que ainda persiste e tem efeitos altamente nocivos nos doentes.

 

A União Europeia classifica uma doença como rara quando atinge no máximo uma em cada 2 000 pessoas, estando identificadas mais de 6 000 doenças deste tipo. No seu conjunto, estima-se que afetem 6% – 8% da população mundial, o que representa 600 a 800 mil pessoas em Portugal, 30 milhões de pessoas na Europa e 300 milhões em todo o mundo.

 

O Dia Mundial das Doenças Raras foi instituído em 2008 pela EURORDIS - Rare Diseases Europe, que reúne mais de 700 associações de doenças raras, de mais de 60 países. A nível nacional, a campanha é promovida pela RD – Portugal, União das Associações das Doenças Raras de Portugal, que agrega mais de 30 associações. É o membro português do Conselho de Alianças Nacionais da EURORDIS e parceiro oficial do RareDiseasesDay.org. Integra, igualmente, o National Mirror Group para o Programa Europeu para as Doenças Raras (NMG-EJPRD).

Mouros Dia Mundial Doencas Raras PSML Jose Marques Silva