Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Iluminação do Castelo dos Mouros terá as cores da bandeira ucraniana no dia 24 de fevereiro

20 fev. 2024

No dia 24 de fevereiro, cumprem-se dois anos sobre a invasão russa da Ucrânia. Para assinalar a data, e na sequência do pedido da Embaixada da Ucrânia em Portugal, a Parques de Sintra vai iluminar o Castelo dos Mouros de azul e amarelo, as cores da bandeira ucraniana, lembrando e homenageando as vítimas de uma guerra que continua sem fim à vista.

 

Esta ação simbólica, levada a cabo em articulação com o Município de Sintra, é um sinal de apoio à Ucrânia, que enfrenta um conflito armado no seu território após a invasão da Rússia e que tem lutado pela independência e pela integridade do país. É, igualmente, uma demonstração de solidariedade para com os muitos cidadãos ucranianos que se viram forçados a abandonar o seu país e a procurar refúgio em Portugal, nomeadamente, no concelho de Sintra.

 

Na qualidade de entidade que gere património integrado na Paisagem Cultural de Sintra, declarada Património Mundial pela UNESCO em 1995, a Parques de Sintra tem a responsabilidade de contribuir para dar voz às causas defendidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que sempre condenou a invasão russa da Ucrânia. A organização tem estado a atuar em diversas regiões do país afetadas pelo conflito, fornecendo ajuda humanitária e denunciando violações dos direitos humanos no território.

 

No final de novembro de 2023, a Agência da ONU para os Direitos Humanos revelou que mais de 10 000 civis foram mortos, na Ucrânia, desde o início da invasão russa em grande escala. O organismo acrescentou, ainda, que o número real seria "significativamente mais elevado" e que cerca de metade morreu muito longe das linhas da frente.

Castelo Mouros Cores Ucrania PSML Jose Marques Silva