Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Castelo dos Mouros ilumina-se com as cores da bandeira ucraniana

22 fev. 2023

No próximo dia 24 de fevereiro, data em que se assinala um ano da invasão russa da Ucrânia, a Parques de Sintra vai iluminar o Castelo dos Mouros de azul e amarelo, as cores da bandeira ucraniana.

 

A iniciativa lembra as vítimas deste conflito armado e é uma demonstração de solidariedade para com todos os que de alguma forma têm sofrido com a guerra, não apenas os que permanecem em território ucraniano, mas também os que procuraram refúgio em Portugal.

 

A iluminação de monumentos e locais emblemáticos com as cores da bandeira ucraniana é, assim, um sinal de apoio à Ucrânia que enfrenta um conflito armado no seu território após a invasão da Rússia.

 

Enquanto entidade que gere património integrado na Paisagem Cultural de Sintra, declarada Património Mundial pela UNESCO em 1995, a Parques de Sintra tem a responsabilidade de contribuir para dar voz às causas defendidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que, desde o início, condenou a invasão russa da Ucrânia.

 

Ainda no passado dia 6 de fevereiro, António Guterres, secretário-geral da ONU, lembrou que esta guerra está a "infligir um sofrimento incalculável ao povo ucraniano" e tem “implicações profundas a nível mundial”. Num discurso proferido na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, centrado nas prioridades da organização para 2023, António Guterres lamentou a falta de “perspetivas de paz” e o aumento da “escalada e do derramamento de sangue”.

 

A iniciativa realiza-se em articulação com o Município de Sintra e surge na sequência do pedido da Embaixada da Ucrânia em Portugal.

Castelo Mouros Cores Ucrania PSML Jose Marques Silva