Castelo dos Mouros: trabalhos de manutenção no Centro de Apoio ao Visitante. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Castelo dos Mouros iluminado de azul no Dia Internacional da Síndrome de Angelman

12 fev. 2024

A 15 de fevereiro, Dia Internacional da Síndrome de Angelman, o Castelo dos Mouros estará iluminado de azul. É desta forma que a Parques de Sintra, em articulação com a Câmara Municipal de Sintra, demonstra, uma vez mais, o seu apoio à campanha internacional Light it Blue, promovida por mais de 50 organizações mundiais dedicadas à Síndrome de Angelman.

 

A iniciativa visa sensibilizar o público em geral para a existência desta doença rara, conferindo-lhe maior visibilidade e alertando para os seus sintomas. Simultaneamente, é uma demonstração pública de apoio às pessoas que sofrem desta doença e aos seus familiares. O dia é assinalado em fevereiro por ser o mês das doenças raras, tendo sido escolhido o dia 15 porque é a ausência ou a mutação do cromossoma 15 que causa esta doença.

 

A Síndrome de Angelman é uma condição genética rara que afeta uma em cada 20 000 crianças e manifesta-se desde o nascimento. Caracteriza-se por um atraso grave no desenvolvimento psicomotor, pela ausência total de linguagem verbal, por dificuldades grosseiras na marcha e coordenação motora (ataxia), epilepsia, agitação permanente/hiperatividade e perturbações do sono.

 

Em Portugal, já foram identificados cerca de 80 casos, mas, dada a incidência da doença, os especialistas estimam que o número possa ascender a 500. Tal acontece devido à ausência de conhecimentos sobre esta síndrome, que origina erros de diagnóstico e atrasos na identificação da patologia, comprometendo a intervenção precoce, que é essencial para mitigar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos doentes. Iniciativas como o Dia Internacional da Síndrome de Angelman promovem um maior conhecimento sobre a doença e procuram combater esta realidade.

 

No nosso país, a comemoração desta data é dinamizada pela Angel – Associação Síndrome de Angelman Portugal, contando com a adesão de 15 municípios, que vão iluminar de azul monumentos e edifícios icónicos.

 

A nível internacional, a iniciativa abrange locais emblemáticos como as Cataratas de Niágara (Canadá), a Fonte de Cibeles (Espanha), o Burj Khalifa (Emirados Árabes Unidos) ou o Capitólio do Estado da Pensilvânia (Estados Unidos da América).

Mouros Azul Creditos PSML Jose Marques Silva