Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Castelo dos Mouros iluminado de roxo para alertar para o Dia Mundial da Fibromialgia

11 mai. 2022

No Dia Mundial da Fibromialgia, 12 de maio, a Parques de Sintra, em articulação com a Câmara Municipal de Sintra, associa-se à iniciativa promovida pela APJOF – Associação Portuguesa de Fibromialgia e ilumina de roxo o Castelo dos Mouros para sensibilizar para esta doença reumática crónica. A patologia foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1990 e considerada uma doença do foro reumático em 1992. Não obstante, continua a suscitar muitas dúvidas entre a população, pelo que as ações de divulgação desta síndrome são fundamentais para promover um maior conhecimento e, dessa forma, facilitar o diagnóstico.

 

A fibromialgia é uma doença que se caracteriza por dor músculo-esquelética generalizada, difusa, frequentemente migratória, e por um aumento da sensibilidade a vários estímulos que podem causar dor e desconforto, como esforço físico, pressão, ruídos ou cheiros. A dor e o desconforto podem ter carácter flutuante, alternando entre períodos de acalmia e de agravamento. Muitos doentes apresentam também fadiga intensa; alteração da qualidade do sono; problemas de memória e de concentração, que levam a uma deterioração cognitiva; distúrbios gastrointestinais, entre outros sintomas. A doença − que não atinge órgãos, nem destrói as articulações, mas prejudica seriamente a qualidade de vida – é de diagnóstico difícil, pois assume variadas formas e não tem sinais visíveis, nem causa alterações nos exames complementares. Afeta cerca de 2-4% dos adultos, sendo mais frequente em mulheres com idades entre os 30 e os 50 anos de idade.

 

Esta ação de sensibilização decorre de norte a sul do país, nomeadamente, em Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia, que, à semelhança de Sintra, iluminam de roxo monumentos e edifícios emblemáticos dos seus concelhos.

Castelo Dos Mouros Roxo Creditos PSML Luis Duarte