29/05/2026 e 01/07/2026: Palácio Nacional e Jardins de Queluz - Condicionamento de visitas. Saiba mais

Castelo dos Mouros ilumina-se de verde e azul no Dia Mundial de Sensibilização para a Neurofibromatose

15 mai. 2026

No próximo domingo, 17 de maio, o Castelo dos Mouros estará iluminado com as cores verde e azul para assinalar o Dia Mundial de Sensibilização para a Neurofibromatose. Esta ação simbólica, enquadrada no movimento internacional Shine a Light on NF e dinamizada a nível nacional pela APNF – Associação Portuguesa de Neurofibromatose, conta com o apoio da Parques de Sintra e da Câmara Municipal de Sintra.

 

O Dia Mundial de Sensibilização para a Neurofibromatose visa consciencializar a sociedade para estas doenças genéticas raras, contribuindo para um maior conhecimento, defendendo os direitos dos pacientes e demonstrando-lhes apoio, sem esquecer os seus cuidadores e famílias.

 

Neurofibromatose (NF) é a designação dada a um conjunto de três doenças genéticas raras (que podem ser herdadas de um progenitor afetado ou surgir de novo, devido a uma mutação espontânea): Neurofibromatose tipo 1, Schwannomatose relacionada ao gene NF2 e Schwannomatose. AS NFs predispõem para o aparecimento de tumores benignos do sistema nervoso, que exigem elevada monitorização, e são doenças crónicas ainda sem cura. Podem afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, etnia, género ou história familiar. Em Portugal afetam cerca de 4 mil pessoas, incluindo aproximadamente 500 crianças em idade escolar.

 

A neurofibromatose tipo 1, a mais frequente, pode resultar em diversas condições clínicas. Entre as mais comuns estão manchas café-au-lait, nódulos de Lisch na íris, sardas inguinais e axilares e neurofibromas (nódulos) cutâneos.

Castelo Dos Mouros Credits PSML WP 17 3 Rd