Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Castelo dos Mouros com iluminação encarnada no Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

29 nov. 2022

Numa ação conjunta com a Câmara Municipal de Sintra, a Parques de Sintra volta a assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA através da iluminação do Castelo dos Mouros a encarnado, nas noites de 30 de novembro e 1 de dezembro, data em que, anualmente, decorre esta campanha à escala global. Trata-se de uma iniciativa que visa informar e sensibilizar a população para o combate a esta doença que continua a fazer muitas vítimas. Segundo dados da UNAIDS/ONUSIDA, em 2021, a SIDA foi responsável por 650 mil mortes em todo o mundo, o que equivale, em média, a uma morte por minuto. No ano passado, registaram-se 1.5 milhões de novas infeções por VIH e o número global de infetados ascendia aos 38.4 milhões.

 

“Equidade Já”, o tema escolhido para este ano, é um convite para que todos coloquem em prática as ações efetivas necessárias para combater as desigualdades e, assim, contribuam para acabar com a SIDA enquanto ameaça de saúde pública. Procura-se, igualmente, alertar para os desafios crescentes que enfrentamos globalmente.

 

Através da assinatura da Declaração de Paris, a 10 de outubro de 2018, o Município de Sintra aderiu à iniciativa internacional Fast Track Cities – cidades na via rápida para a eliminação do VIH/SIDA. O projeto consiste numa parceria estratégica na luta contra a doença, através da qual as cidades signatárias se comprometem a desenvolver e a implementar medidas destinadas a quebrar o ciclo de transmissões e erradicar esta epidemia até 2030. Integram o projeto a Associação Internacional de Prestadores de Cuidados no âmbito da SIDA (IAPAC); o Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUSIDA); o Programa específico das Nações Unidas para a Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (UN-HABITAT) e a cidade de Paris, entre outras cidades a nível mundial, assim como parceiros locais, nacionais e internacionais.

Luís Duarte PSML 9755 Bx