Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Castelo dos Mouros ilumina-se de laranja pela eliminação da violência contra as mulheres

03 dez. 2020

Entre 4 e 10 de dezembro, o Castelo dos Mouros estará iluminado de laranja para alertar para o problema da violência contra as mulheres, que tem vindo a agudizar-se no contexto da pandemia de Covid-19. É desta forma que a Parques de Sintra demonstra o seu apoio à iniciativa da “United Nations Women”, que, desde 2009, promove a iluminação a laranja de edifícios públicos de várias cidades do mundo, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, com o objetivo de sensibilizar a população para uma realidade dramática que atinge mulheres de todas as nações. São 16 dias de ativismo que começam no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro) e se prolongam até ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (assinalado a 10 de dezembro).

 

De acordo com os dados divulgados pela “United Nations Women”, 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo experienciam violência sexual ou física ao longo da sua vida, nos mais variados contextos. Nos últimos anos, Portugal tem registado um crescimento das participações de crime de violência doméstica, que a situação de pandemia veio agravar. A nível nacional, desde 2004, já morreram 564 mulheres, vítimas de violência doméstica, 20 delas em 2020.

 

Visando erradicar esta “pandemia silenciosa”, a ONU (Organização das Nações Unidas) tem levado a cabo um trabalho de vários anos, que procura envolver governos, organizações internacionais, organizações não governamentais e toda a sociedade civil.

Castelo Dos Mouros Iluminado De Laranja Rd