Projeto “Renaturalização da Paisagem Florestal da Serra de Sintra” concorre ao Prémio Nacional de Sustentabilidade
19 abr. 2023
19-04-2023
No próximo dia 21 de abril, serão revelados os vencedores da 3ª edição do Prémio Nacional de Sustentabilidade, durante a cerimónia de entrega de prémios, que decorre em Cascais. Este ano, a Parques de Sintra concorre à categoria Preservação do Capital Natural com o projeto “Renaturalização da Paisagem Florestal da Serra de Sintra” e será representada no evento por Cláudia Almeida, Diretora Técnica para o Património Natural.
O projeto “Renaturalização da Paisagem Florestal da Serra de Sintra” assenta, essencialmente, no Plano de Gestão Florestal da Parques de Sintra, elaborado para um horizonte de 20 anos (até 2036), e tem como principal objetivo implementar um sistema de gestão florestal sustentável, focado na conservação da natureza e da biodiversidade.
Através do combate às invasoras, de adensamentos com espécies autóctones e da implementação de medidas de gestão especificamente pensadas para a conservação de habitats, espécies de flora e espécies de fauna, este projeto concorre de forma significativa para a promoção da biodiversidade autóctone. Paralelamente, há um contributo valioso para os serviços dos ecossistemas, nomeadamente o sequestro de carbono, a preservação do solo e a qualidade da água.
Em linha com os Objetivos de Sustentabilidade das Nações Unidas, o Prémio Nacional de Sustentabilidade visa “reconhecer, inspirar, promover e divulgar o trabalho e a atuação das empresas que se juntam a esta iniciativa pela sustentabilidade global nas diferentes áreas de sustentabilidade: ambiental, social e financeira (ESG)”. Para tal, a organização reuniu um prestigiado júri composto por 77 especialistas, que vai eleger os projetos vencedores e as menções honrosas em 10 categorias: Descarbonização; Economia Circular; Preservação do Capital Natural; Mobilidade Sustentável; Igualdade, Diversidade e Equidade; Bem-Estar e Cidades Sustentáveis; Saúde e Bem-Estar nas Empresas / Organizações; Comunicação de Sustentabilidade; Finanças Sustentáveis; e Transformação Digital em Sustentabilidade.
A iniciativa é organizada pelo Jornal de Negócios, contando com a Deloitte para validar os projetos e com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
