Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Projeto “Renaturalização da Paisagem Florestal da Serra de Sintra” concorre ao Prémio Nacional de Sustentabilidade

19 abr. 2023

No próximo dia 21 de abril, serão revelados os vencedores da 3ª edição do Prémio Nacional de Sustentabilidade, durante a cerimónia de entrega de prémios, que decorre em Cascais. Este ano, a Parques de Sintra concorre à categoria Preservação do Capital Natural com o projeto “Renaturalização da Paisagem Florestal da Serra de Sintra” e será representada no evento por Cláudia Almeida, Diretora Técnica para o Património Natural.

 

O projeto “Renaturalização da Paisagem Florestal da Serra de Sintra” assenta, essencialmente, no Plano de Gestão Florestal da Parques de Sintra, elaborado para um horizonte de 20 anos (até 2036), e tem como principal objetivo implementar um sistema de gestão florestal sustentável, focado na conservação da natureza e da biodiversidade.

 

Através do combate às invasoras, de adensamentos com espécies autóctones e da implementação de medidas de gestão especificamente pensadas para a conservação de habitats, espécies de flora e espécies de fauna, este projeto concorre de forma significativa para a promoção da biodiversidade autóctone. Paralelamente, há um contributo valioso para os serviços dos ecossistemas, nomeadamente o sequestro de carbono, a preservação do solo e a qualidade da água.

 

Em linha com os Objetivos de Sustentabilidade das Nações Unidas, o Prémio Nacional de Sustentabilidade visa “reconhecer, inspirar, promover e divulgar o trabalho e a atuação das empresas que se juntam a esta iniciativa pela sustentabilidade global nas diferentes áreas de sustentabilidade: ambiental, social e financeira (ESG)”. Para tal, a organização reuniu um prestigiado júri composto por 77 especialistas, que vai eleger os projetos vencedores e as menções honrosas em 10 categorias: Descarbonização; Economia Circular; Preservação do Capital Natural; Mobilidade Sustentável; Igualdade, Diversidade e Equidade; Bem-Estar e Cidades Sustentáveis; Saúde e Bem-Estar nas Empresas / Organizações; Comunicação de Sustentabilidade; Finanças Sustentáveis; e Transformação Digital em Sustentabilidade.

 

A iniciativa é organizada pelo Jornal de Negócios, contando com a Deloitte para validar os projetos e com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Capuchos Mata EMIGUS Bx