Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

“Retratos equestres” em destaque na Biblioteca de Arte Equestre

28 ago. 2024

Entre 27 de agosto e 24 de outubro, está patente na Biblioteca de Arte Equestre, localizada no Palácio Nacional de Queluz, uma mostra de livros dedicada aos “Retratos Equestres”. Trata-se da segunda de três mostras a realizar durante este ano no âmbito do projeto europeu “O Cavalo na Corte”, tema escolhido para o ano de 2024 pela ARRE – Associação de Residências Reais Europeias, que tem a Parques de Sintra como membro. O projeto realça a importância dos cavalos e das artes equestres enquanto elementos que permitem contar a história das residências reais, constituindo uma parte essencial do património europeu tangível e intangível.

 

Os retratos, a par da estatuária, são testemunhos fundamentais da relação única entre o ser humano e o cavalo. A mostra “Retratos Equestres” centra-se na importância do retrato equestre do ponto de vista do ensino da equitação ao longo dos séculos, continuando a ter como fio condutor a incontornável obra do saber equestre português “Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavallaria”, de Manuel Carlos de Andrade e do seu mentor, o Marquês de Marialva.

 

A Biblioteca de Arte Equestre funciona de terça a quinta-feira das 9h30 às 13h00 e entre 14h00 e as 17h00. O acesso a este espaço e à mostra está incluído no bilhete de visita ao Palácio Nacional de Queluz.

 

Para além das mostras de livros na Biblioteca de Arte Equestre, a programação da Parques de Sintra integrada no projeto “O Cavalo na Corte” inclui a “Gala 45 anos de Arte Equestre”, que celebra o quadragésimo quinto aniversário da Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE), no dia 13 setembro, no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa; workshops teórico-práticos sobre a arte equestre portuguesa e o Cavalo Puro-Sangue Lusitano; e o novo programa da EPAE para famílias “Gentil – Símbolo da Arte Equestre Portuguesa”; entre outras atividades.

 

Criada em 2001, a ARRE – Associação de Residências Reais Europeias reúne instituições que gerem alguns dos mais prestigiados palácios, castelos e museus da Europa, que foram ou são residências de monarcas ou príncipes reinantes. A associação promove a troca de experiências e conhecimento entre os seus associados, em matéria de preservação e valorização do património cultural. A Parques de Sintra é associada da ARRE desde 2002.

Livros Biblioteca Queluz Credits PSML WP 15 63 Bx