Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Regresso do Globo de Schissler dá o mote para arranque de ciclo de palestras no Palácio Nacional de Sintra

10 nov. 2021

O Globo de Schissler, peça rara do séc. XVI, está de volta ao Palácio Nacional de Sintra, depois de ter integrado a exposição “No Reino das Nuvens: os Artistas e a Invenção de Sintra”, que esteve patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra. Para assinalar este regresso, no próximo dia 19 de novembro, às 17h30, o Palácio Nacional de Sintra promove uma palestra com Samuel Gessner, historiador de ciências da Universidade de Lisboa. Esta será a primeira palestra de um ciclo intitulado “No Paço de Sintra com…, uma série de conversas sobre temas ligados a este palácio com mil anos de história, sempre ao fim da tarde e com um Colares de Honra no final.

 

“No Paço de Sintra com Samuel Gessner: Viagem para as estrelas - o grande globo dourado do Paço de Sintra” permite explorar uma das peças mais notáveis do acervo do Palácio Nacional de Sintra, que agora pode ser observada, em vitrine própria, no espaço recentemente remusealizado do Camarim. Este grande globo dourado foi fabricado na Alemanha e está assinado por Christoph Schissler o Velho, um dos mais importantes fabricantes de instrumentos científicos da época. Apenas se conhecem hoje mais dois globos metálicos provenientes da sua oficina, embora de menores dimensões. Trata-se, portanto, de uma peça rara e luxuosa, que encerra também − em forma compacta − a ciência astronómica, apenas ao alcance das famílias mais abastadas. Na companhia de Samuel Gessner, os participantes são convidados a olhar os céus com os olhos dos que viviam no Paço de Sintra há quinhentos anos atrás, descobrindo constelações e signos do zodíaco. O especialista vai explicar como se lê o Globo, qual é a diferença entre um globo celeste e um globo terrestre e qual importância deste objeto nos nossos dias.

 

A participação neste evento, limitado a 30 participantes, pressupõe a aquisição de bilhete, pelo preço simbólico de 1,00€, na bilheteira online da Parques de Sintra. A palestra tem uma duração estimada de 60 a 75 minutos e é seguida de um Colares de Honra.

 

A próxima palestra deste ciclo, “No Paço de Sintra com Bruno A Martinho: Navegando pela memória na Sala das Galés”, está agendada para 10 de dezembro, também às 17h30 e nos mesmos moldes. Conduzidos pelo conservador Bruno A Martinho, os visitantes terão oportunidade de descobrir a nova museografia desta sala, que reconstrói a experiência social deste espaço, cuja função original era até agora desconhecida. As investigações levadas a cabo nos últimos dois anos revelaram que estamos perante uma rara galeria real do século XVI, que servia para passear, admirando a vista para a Serra de Sintra, mas também para conversar e debater ideias.

02 Int Globo De Schissler Creditos Josemarquessilva