Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra apresenta dois projetos-piloto na Lisbon Tourism Summit no âmbito do programa “The Journey 4.0 – Innovation for Tourism”

17 nov. 2021

Na sequência da sua participação no programa internacional de inovação colaborativa “The Journey 4.0 – Innovation for Tourism”, a Parques de Sintra vai apresentar dois projetos-piloto durante a Lisbon Tourism Summit, que decorre de 16 a 18 de novembro. O evento é organizado pela consultora Beta-i, com o apoio do Turismo de Portugal, e foca-se na digitalização do turismo e em novas soluções que melhorem a experiência do turista. Os dois projetos-piloto a apresentar foram desenvolvidos em parceria com duas startups, como respostas inovadoras aos desafios lançados pela Parques de Sintra.

 

A fim de estimular a descoberta do Parque da Pena, foi concebida a aplicação “Pena Quest”, em conjunto com a startup mexicana Boxtolife. A partir de um QRCode, esta experiência digital gratuita, com a duração aproximada de uma hora, permite explorar os recantos do parque recorrendo a desafios, que, depois de superados, valem medalhas e desbloqueiam a informação que conduz o visitante ao ponto seguinte do percurso. Os participantes que completarem com sucesso todos os desafios, recebem um prémio no final. Esta aplicação é uma oferta inovadora e interativa que pretende atrair novos públicos ao mais importante arboreto existente em Portugal.

 

O outro projeto-piloto foi desenvolvido em parceria com a startup israelita Parsempo e visa a gestão inteligente de conteúdos digitais através do canal de Corporate TV, presente nas bilheteiras, lojas e cafetarias da Parques de Sintra. Esta solução permite conhecer o público impactado por este canal de comunicação, fornecendo dados como idade, género e tempo de visualização, com vista à adaptação das playlists à real audiência e, em última instância, ao aumento das taxas de conversão em cross e up-selling.

 

Iniciado em janeiro de 2021, o programa “The Journey 4.0 – Innovation for Tourism” é promovido pela Beta-i, tendo como principal parceiro o Turismo de Portugal. Convida startups de todo o mundo a apresentar soluções inovadoras que respondam aos desafios apresentados por um conjunto de empresas de referência na área do Turismo e das soluções de pagamento, entre as quais se encontram a Parques de Sintra, o grupo de transportes Barraqueiro, os grupos hoteleiros Pestana e Selina, e as empresas Visa e Unicre. Nesta edição, o foco tem incidido em soluções com impacto imediato que alavanquem o relançamento do setor turístico, severamente afetado pelos efeitos da crise pandémica.  Até ao momento, o programa envolveu 14 startups de países como Portugal, Israel, Espanha, França, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.

Lisbon Tourism Summit Des 702X336 2