Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Voluntários plantaram 700 árvores na Tapada de D. Fernando II no Dia Internacional das Florestas

24 mar. 2023

No âmbito da celebração do Dia Internacional das Florestas, decorreu a 21 de março uma ação de plantação de 700 árvores na Tapada de Fernando II. Sobreiros, medronheiros e castanheiros foram plantados por um conjunto de 50 voluntários do Metropolitano de Lisboa, que incluiu elementos da administração da empresa.

 

A ação de arborização resulta de um protocolo entre a Parques de Sintra e a Quercus, ao abrigo do programa “Criar Bosques”, que visa criar e cuidar de bosques de espécies autóctones, árvores e arbustos originais da flora portuguesa. Em colaboração com voluntários e com várias entidades, entre as quais se inclui a Parques de Sintra, o projeto colhe sementes para produzir plantas, planta árvores/arbustos, cuida de bosques e recupera a floresta portuguesa.

 

Enquanto parceira do projeto “Criar Bosques”, a Parques de Sintra acolhe nas áreas florestais ao seu cuidado ações de arborização organizadas pela Quercus junto de voluntários. A Quercus assegura os equipamentos, os materiais e as plantas para as ações, cabendo à Parques de Sintra definir os locais a arborizar, prepará-los e garantir o devido acompanhamento técnico dos trabalhos.

 

A data foi também assinalada no Perímetro Florestal da Serra de Sintra, onde cerca de 15 voluntários da empresa Leroy Merlin de Sintra realizaram trabalhos de arranque manual de invasoras. A ação deriva de uma parceria, estabelecida em 2018, entre a Parques de Sintra e esta empresa da região para a realização de iniciativas de voluntariado de cariz ambiental.

Voluntariado Dia Int Floresta E7A0183 Cred PSML Jose Marques Silva Bx