Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Convento dos Capuchos acolheu ação de sensibilização para a proteção das águias-de-Bonelli na Serra de Sintra

09 mar. 2023

No âmbito do projeto LIFE LxAquila, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), decorreu, no dia 5 de março, na Casa das Hortas do Convento dos Capuchos, uma ação de sensibilização para a proteção das águias-de-Bonelli dirigida aos proprietários de áreas de nidificação da espécie na Serra de Sintra. O evento contou com representantes da SPEA; do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas); da Câmara Municipal de Sintra, incluindo o vereador Pedro Ventura; e da Parques de Sintra, designadamente, o administrador Luís Calaim.

 

O encontro visou esclarecer os proprietários quanto aos acordos de gestão tripartidos (Câmara Municipal de Sintra, SPEA e proprietários) que o projeto pretende celebrar com o objetivo de proteger as áreas de nidificação, refúgio e alimentação, fundamentais para a conservação dos casais de águias-de-Bonelli e dos territórios da região que constituem os seus habitats. Ao assinar estes acordos, os proprietários comprometem-se a adotar boas práticas nas chamadas Áreas Prioritárias de Conservação, tais como planear atempadamente as atividades de gestão florestal e afins para o período não-reprodutor da águia-de-Bonelli e evitar a presença humana durante a altura da reprodução, de forma a não perturbar as aves; e não alterar significativamente o coberto vegetal arbustivo ou arbóreo, para manter as características estruturais do habitat na proximidade dos poisos regulares.

 

Seguem-se reuniões individuais com cada proprietário para abordar detalhadamente os acordos de gestão a celebrar.

 

A Parques de Sintra, para além de parceira do projeto LIFE LxAquila, é também gestora de áreas prioritárias para a conservação da águia-de-Bonelli, tendo já assinado um acordo de gestão com a SPEA. A participação ativa neste tipo de iniciativas é fundamental para o cumprimento da missão da empresa, que tem a responsabilidade de promover a biodiversidade dos ecossistemas e a conservação das espécies e dos habitats existentes nas áreas ao seu cuidado.

 

O LIFE LXAquila (LIFE19 NAT/PT/000414), lançado em junho de 2021 e em curso até setembro de 2025, pretende unir comunidades locais, autoridades e especialistas com o objetivo comum de proteger as águias-de-Bonelli (ou águias-perdigueiras) na Área Metropolitana de Lisboa.

 

O projeto é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia e integra os seguintes parceiros para além da Parques de Sintra: Câmara Municipal de Alenquer, Câmara Municipal de Loures, Câmara Municipal de Mafra, Câmara Municipal de Sintra, Câmara Municipal de Torres Vedras, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Companhia das Lezírias, E-redes, Guarda Nacional Republicana, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Sociedad Española de Ornitologia (SEO/BirdLife) e Tapada Nacional de Mafra.

Evento LIFE Lxaquila Capuchos 20230305 Creditos SPEA

© SPEA