Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Parques de Sintra lança workshops de agricultura biológica na Quintinha de Monserrate

10 mai. 2023

A pensar em quem sempre desejou ter uma horta em sua casa, mas não sabe por onde começar, a Parques de Sintra lança o ciclo de workshops de agricultura biológica “A sua Horta em Casa”. No espaço privilegiado da Quintinha de Monserrate, em plena Serra de Sintra, os participantes terão oportunidade de lançar as mãos à terra, aprender a criar uma horta de raiz e como mantê-la ao longo do ano.

 

Ao todo, serão 4 workshops com forte componente prática, que decorrem em 4 sábados, entre 20 de maio e 14 de outubro. A formação estará a cargo de Carla Vinagre, engenheira agrónoma, produtora de plantas aromáticas e medicinais em modo biológico, auditora e formadora na área agrícola.

 

“A sua Horta em Casa” arranca no próximo dia 20 de maio, às 9h00, com o tema “Como começar uma Horta Biológica I (primavera/verão)”. Ao longo de 4 horas de formação, os participantes aprenderão a criar uma horta na sua casa, aproveitando um pequeno espaço na varanda, no terraço ou no jardim. Carla Vinagre explicará quais são as melhores culturas para plantar ou semear na primavera/verão, quais os melhores adubos e substratos biológicos, como preparar o solo, como e quando regar, entre outros temas.

 

No dia 3 de junho, será possível aprender “Tudo sobre plantas aromáticas e medicinais” durante um workshop teórico/prático que dura um dia inteiro (9h30-12h30 / 14h00-17h00). Serão dadas a conhecer as principais plantas aromáticas e medicinais cultivadas em Portugal e quais as suas propriedades e utilizações. Os participantes aprenderão, igualmente, como plantar e manter uma zona dedicada a estas plantas na sua casa, bem como quais as principais doenças e pragas que afetam estas culturas e como as prevenir e tratar.

 

O workshop agendado para 23 de setembro será dedicado a “Pragas e doenças das plantas” e decorre entre as 9h00 e as 13h00. Carla Vinagre ensinará não apenas a identificar e conhecer as principais pragas e doenças que atingem as plantas, mas também como preveni-las, quais os tratamentos preventivos e curativos, químicos e biológicos, que devem ser usados e como fazer os próprios preparados biológicos.

 

A última formação, a 14 de outubro, intitula-se “Como começar uma Horta Biológica II (outono/inverno)” e tem a duração de 4 horas, das 9h00 às 13h00. Este workshop é semelhante ao de 20 de maio, mas focado nas melhores culturas para plantar ou semear no outono/inverno, que é também uma excelente altura para iniciar uma horta em casa. Quem tiver participado na sessão dedicada às culturas de primavera/verão, poderá, agora, aprender a preparar a sua horta para as estações seguintes.

 

Cada workshop, com a lotação máxima de 15 participantes, tem um custo de 45€ por pessoa, com exceção da sessão de 3 de junho, que, por durar um dia completo, tem o valor de 65€. Os bilhetes vendem-se exclusivamente no site da Parques de Sintra.

01 Horta Quintinha De Monserrate Creditos PSML EMIGUS Bx