Alterações nos serviços devido à pandemia: ver secções Horários, Cafetarias e Lojas (em Planear a visita) | 15 maio 2021: Convento dos Capuchos encerrado durante o horário diurno; cortes de trânsito na via pública em Sintra devido à realização do Rali das Camélias (ver Como chegar, em Planear a visita)

MEMBROS DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente da Mesa da Assembleia Geral:

PAULO JORGE DUARTE GOMES

  • Data de Nascimento: 2 de julho de 1964
  • Habilitações Académicas e Atividade Profissional: Licenciado em Direito (Ciências Jurídico – Económicas); Pós graduado em Direito Fiscal; Mestre em Direito (Ciências Jurídico – Políticas). No âmbito da Câmara Municipal de Sintra tem desempenhado diversas funções, com destaque para as de Técnico Superior de Direito; Chefe da Divisão Jurídica; Diretor do Departamento Administrativo e Jurídico; Chefe do Gabinete da Presidência. Para além das referidas funções, desenvolveu ainda outras actividades, designadamente: prática forense, na área administrativa, civil e penal, enquanto advogado (tendo requerido a suspensão da inscrição na ordem dos advogados); Juiz dos Tribunais Administrativos e Fiscais (licença sem vencimento de longa duração); Subdiretor-Geral do Ensino Superior; Adjunto Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros e da Secretaria de Estado da Administração Local; docência na Escola de Turismo do Estoril (Instituto Nacional de Formação Turística).

Secretário da Mesa da Assembleia Geral:

ANA PAULA FERNANDES DOS SANTOS TITA

  • Data de Nascimento: 21 de maio de 1973
  • Habilitações Académicas e Atividade Profissional: Licenciatura em Direito, variante ciências jurídico-civis, pela Universidade Lusíada de Lisboa (1991/1996) e Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Administrativas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1999/2000); Desde abril de 2012 até à presente data, técnica superior (desde maio de 2015 técnica superior especialista em orçamento e finanças públicas) no Gabinete de Apoio e Coordenação, atualmente Divisão de Assuntos Jurídicos e Coordenação, da Direção-Geral do Tesouro e Finanças; De outubro de 2007 a abril de 2012, técnica superior, no Gabinete Jurídico do Instituto Português da Juventude, I.P., De março de 2002 a outubro de 2007, técnica superior, da carreira de jurista, na 1.ª Divisão de Contra-ordenações da Direção Regional de Viação de Lisboa e Vale do Tejo e de 1996 a 2001, estágio e exercício de advocacia.

MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente do Conselho de Administração:

FLORINDA SOFIA AUGUSTO CRUZ

  • Data de Nascimento: 16 de abril de 1981
  • Habilitações Académicas e Atividade Profissional: Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, era, desde novembro de 2013, Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Sintra. Ocupou também funções como Assessora Parlamentar do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, e Adjunta com funções de Chefe do Gabinete em substituição do Ministro da Justiça do XVIII Governo Constitucional, entre outros cargos.

Vogal do Conselho de Administração:

JOSÉ LINO FONSECA RAMOS

  • Data de Nascimento: 21 de março de 1969
  • Habilitações Académicas e Atividade Profissional: Licenciado em Direito desde 1993, com Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Autónoma de Lisboa, Programa Avançado de Economia e Gestão de Empresas da Universidade Católica, frequência em Pós-Graduação em Direito do Património Cultural da Universidade de Direito de Lisboa. Vereador da Câmara Municipal de Sintra, entre 2002/2013. Governador Civil de Lisboa. Foi Administrador de várias empresas públicas, nomeadamente da Sanest – Saneamento da Costa do Estoril, SA., da Tratolixo – Tratamento de Resíduos Sólidos, EIM., e AMTRES – Associação de Municípios para o Tratamento de Resíduos Sólidos. Membro da Direção da Associação de Turismo de Lisboa, entre 2011/2013. Deputado da Assembleia da República na XII legislatura, tendo sido vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros; Coordenador da Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Obras Públicas; membro da Comissão de Assuntos Europeus e da Comissão de Economia.

Vogal do Conselho de Administração:

DORABELA BAPTISTA GONÇALVES CHARNECA

  • Data de Nascimento: 27 de novembro de 1969
  • Habilitações Académicas e Atividade Profissional: Licenciada em Economia (1992), com Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação (1998) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e Pós-Graduação em Facility Management pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (2016). Membro da Direção da Associação Portuguesa de Facility Management (triénio 2016-2019) e da Comissão Técnica CT-192 para a Normalização. Em fevereiro de 2020 terminou o Programa Avançado de Gestão para Executivos (PAGE) na CATÓLICA-LISBON Business & Economics. Ocupou funções no Grupo SIBS, com especial enfoque na gestão de ativos imobiliários, procurement e controlo financeiro.

MEMBROS DO CONSELHO FISCAL

Presidente do Conselho Fiscal:

RUI MIGUEL MARQUES NEVES PINHO BANDEIRA

  • Data de nascimento: 27 de janeiro de 1965
  • Habilitações Académicas e Atividade Profissional: Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – 1988); Pós-licenciatura em Estudos Europeus – Dominante Jurídica (Centro de Estudos Europeus da U.C.P. – 1992). Cédula profissional de advogado n.º 8690 (inscrição suspensa desde 1994). Técnico superior especialista em orçamento e finanças públicas da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, com funções de apoio jurídico na Direção de Serviços Jurídicos e de Coordenação. Funções exercidas anteriormente: secretário-geral adjunto do Ministério da Justiça, responsável pelos serviços Jurídicos e de Contencioso e pela Unidade de Compras do Ministério da Justiça [2011 – 2018]; diretor-coordenador da Área de Recursos Humanos (do Serviço Nacional de Saúde) da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. [2008 -2011]; subdiretor do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações [2004 – 2007]; diretor do Gabinete de Estudos da Direção-Geral da Administração Extrajudicial [2001 -2004]; coordenador do Gabinete Jurídico da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo [1997 – 2001];Técnico superior da Direção-Geral do Património [1995 – 1997] e da Direção-Geral do Tesouro [1993 – 1995]. Serviço Militar cumprido no Regimento de Comandos (Amadora), tendo passado à disponibilidade no posto de alferes miliciano de Infantaria “COMANDO” [1990 – 1991].Formação profissional: CAGEP – Curso Avançado de Gestão Pública (INA, 2012), FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública (INA, 2010), Seminário de Alta Direção (INA, 2005) e outra formação  nas seguintes áreas: Direito Administrativo (gracioso e contencioso), legística, contratação pública, administração financeira do Estado, contabilidade pública, regime de responsabilidade dos dirigentes da Administração Pública, regime jurídico dos trabalhadores públicos, avaliação do desempenho, proteção de dados pessoais e mediação familiar e comercial.

Vogal do Conselho Fiscal:

ANA RITA FERNANDES PEREIRA AGUIAR BARRELA

  • Data de nascimento: 5 de agosto de 1969
  • Habilitações Académicas e Atividade Profissional: Licenciada em Gestão e Administração de Empresas no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em 1992, pertence ao quadro de pessoal da Inspeção Geral de Finanças (Autoridade de Auditoria) desde 1993 até à data atual, na área de Controlo Empresarial de Empresas Públicas e Privadas, integrando no período de 2008 a 2015, a equipa de Controlo do Setor Empresarial Local na mesma entidade. De dezembro de 2005 a julho de 2006, por convite do Senhor Inspetor-Geral de Finanças, participou no Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), constituindo um dos cinco elementos do grupo responsável pela reestruturação do Ministério das Finanças.

Vogal do Conselho Fiscal:

FÁTIMA VINAGRE

  • Data de nascimento: 23 de Maio de 1963
  • Habilitações Académicas e Atividade Profissional: Licenciada de Contabilidade e Administração em Gestão pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração, 1986, realizou Programa Geral de Gestão pela Universidade Católica Portuguesa,2017, pertence Conselho Fiscal da empresa ESTAMO, Participações Imobiliárias, S.A. – Desde Julho de 2018, como membro dos Órgãos Sociais com a função de Presidente do Conselho Fiscal e como de Vogal do Conselho Fiscal da empresa Parques de Sintra-Monte da Lua, S.A. – Desde Novembro de 2018. Administradora da DISTRIMARKET, S.A. (Setor distribuição alimentar) – PME pertença de Holding Empresarial que gere diferentes negócios e marcas, de 2016 a Junho de 2018, Gerente da FILMd, Lda. (Setor audiovisual, com ± 20 colaboradores), de 2012 a 2015. Administradora Tobis Portuguesa (Soc. anónima de capitais públicos, com ± 70 colaboradores), Diretora Administrativa e Financeira da Young & Rubicam Publicidade (Portugal), de 1996 a 2006.

Órgão Designado: ROC

  • Nome/Firma: ANTÓNIO BELÉM & ANTÓNIO GONÇALVES – n.º 96
  • NIF/NIPC: 502585811
  • Residência/Sede: Praça Francisco Sá Carneiro n.º 12, 1.º, 1000 – 160 Lisboa
  • Cargo: ROC representado por António Maria Velez Belém – ROC n.º 768
  • Habilitações Académicas e Atividade Profissional: Contabilista pelo ICL e licenciado em Organização e Gestão e possui um MBA em Gestão Organizacional pela UCP. Iniciou a sua atividade profissional em 1973, como Diretor Financeiro e posteriormente como Administrador com o pelouro financeiro durante 10 anos num grupo de empresas do setor da Construção Civil. Foi Diretor Comercial e de Marketing na Imprensa Nacional Casa da Moeda de 1985 a 1991. Desde 1991 exerce a sua atividade como Revisor Oficial de Contas em empresas Comerciais, Industriais, Construção Civil e Obras Públicas, Saúde e outras. No domínio das entidades do Setor Público Empresarial, exerceu ou exerce funções no Hospital Amadora Sintra, no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu, no Fundo de Compensação do Trabalho, Institutos Públicos, SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Imprensa Nacional Casa da Moeda, entre outros. Foi e é atualmente Presidente do Conselho Fiscal da Margueira, SGPS, SA, até à sua dissolução, e de várias entidades, e Vogal do Conselho de Auditoria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Foi Vogal da Estamo-Participações Imobiliárias, SA, até 30 de Setembro de 2019.