Jazz em Monserrate: Concerto de apresentação reagendado. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Por que razão se celebra o São Pedro em Sintra?

29 jun. 2023

Luís Duarte PSML 4908

Se Lisboa, Cascais e outras zonas do distrito de Lisboa comemoram o Santo António, por que razão Sintra tem como feriado municipal o dia 29 de junho, dia de São Pedro? Para responder a esta questão, é preciso recuar até ao século XII.

 

Ainda hoje, existe a freguesia de São Pedro de Penaferrim, uma zona muito conhecida no centro de Sintra. O seu nome original era São Pedro de Canaferrim, igual ao da igreja que se encontrava no topo da serra, junto ao Castelo dos Mouros. Após a conquista de Lisboa e a rendição de Sintra (1147), D. Afonso Henriques quis construir estruturas religiosas nos locais que tinham sido ocupados pelos mouros. Assim, no século XII, foi ali construída uma pequena capela, votiva a São Pedro – a Igreja de São Pedro de Canaferrim. Foi a primeira igreja paroquial de Sintra e terá permanecido a culto até ao século XIV. Foi também a sede de freguesia durante muitos anos. É por isso que o santo popular associado a Sintra é, desde tempos idos, o São Pedro.

 

A partir de 1840, esta igreja, entretanto deixada ao abandono, foi transformada por D. Fernando II numa ruína romântica. As obras promovidas por D. Fernando II danificaram parte da necrópole cristã implantada em redor da igreja, tendo aqui sido erigido um túmulo para sepultar as ossadas então recolhidas. Nele foram gravados em pedra um crescente lunar, uma cruz e também o epitáfio «O que o Homem juntou, só Deus poderá separar», por não se saber se se tratava de restos humanos cristãos ou muçulmanos.

 

Já no século XXI, a igreja de São Pedro de Canaferrim foi convertida no Centro de Interpretação do Castelo dos Mouros, onde são exibidos os objetos recolhidos nas escavações arqueológicas, decorridas entre 2009 e 2013, e apresentada a história do castelo.

Inauguração Centro Interpretativo Dos Mouros Credits PSML WP 15 252