Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

O que fazer em Sintra em dias de chuva?

17 jan. 2023

Sintra é conhecida pelo seu microclima. Independentemente da altura do ano, os níveis de chuva e humidade estão acima do resto da Grande Lisboa. Quando o comboio do Rossio chega à estação da vila, são muitos os que saem de ténis, calções, mochila às costas e… um ar de desilusão estampado no rosto ao ver as nuvens escuras no céu, a calçada molhada e escorregadia e o nevoeiro cerrado por cima do Palácio da Pena e do Castelo dos Mouros. Mas a verdade é que há muito para fazer em Sintra mesmo em dias de chuva. Aqui ficam duas sugestões.

Luís Duarte PSML 9314 (1)

Visitar o Palácio Nacional de Sintra: Não é preciso fazer uma grande caminhada para chegar ao Palácio da Vila, como é conhecido pelos sintrenses. Assim que sair da estação de comboio, olhe para o céu e verá duas grandes chaminés. São o ex-libris de Sintra e a imagem de marca deste palácio. Este percurso é feito a pé, em cerca de 15 minutos.

 

As primeiras referências ao Paço de Sintra surgem no século X, quando Sintra ainda era um território islâmico. Na verdade, este edifício que conhecemos hoje é formado por vários paços reais – trata-se de um conjunto de edifícios que foram construídos, acrescentados e adaptados ao longo de mais de 1000 anos de História!

 

Há muito para descobrir neste monumento. Os visitantes ficam a conhecer os aposentos de vários reis portugueses, percebem como se dividia um palácio real e  encontram objetos únicos, de um valor incalculável.

 

O palácio encontra-se no coração da vila de Sintra, por isso, quando acabar de o visitar, pode aproveitar para conhecer o centro histórico ou, se o tempo permitir, lançar-se à aventura serra acima, para conhecer outros monumentos.

Lui̚s Duarte PSML 1283

Visitar o Palácio Nacional de Queluz: A magia de Sintra não se cinge ao que existe no centro histórico ou na serra. Logo no início do concelho, a cerca de 20 minutos do centro de Lisboa, é possível visitar aquela que foi durante um período a residência oficial da Família Real portuguesa.

 

Visitar o Palácio de Queluz em dias de chuva é uma excelente opção não só por tudo aquilo que o monumento oferece, mas também por questões logísticas: é possível estacionar à porta (se vier de transportes, existem várias opções) e entrar diretamente no palácio, sem ter de passar pelos jardins (que, assim que aparecerem uns raios de sol, devem ser visitados. Vale muito a pena!).

 

A beleza dos aposentos reais, a dimensão das grandes salas de aparato, o brilho das porcelanas expostas, a História que ali se viveu fazem do Palácio Nacional de Queluz um dos locais imperdíveis em Sintra.

03 Palacio Nacional De Queluz Jardim Pensil Credits Psml Wilson Pereira Final