Saiba mais sobre as condições de visita após o temporal de 19-20 de março. 

Primavera em Monserrate - Sala da Música com Vida

Parques De Sintra Parque E Palacio De Monserrate Sala Musica
Novidade

Local

Palácio de Monserrate

Horário

11h00 > 13h00

14h00 > 16h00

Público

Todos

Participação

Atividade gratuita

Monserrate celebra o início da primavera com várias melodias românticas na Sala da Música do Palácio. Com o pianista Nuno Margarido Lopes e a soprano Mariana Castello-Branco, venha desfrutar de pequenos momentos musicais ao longo do dia. 

Programa

Leo Delibes (1836-1891) - "Les filles de Cadix"

 

Ernesto Halfter (1905-1989) - Fado " Ai que linda moça"

 

José Vianna da Motta (1868-1948) - Pastoral

 

Gaetano Donizetti (1797-1848) - -"Quel guardo il Cavaliere" da ópera Don Pasquale

 

Giacomo Puccini (1858-1924) - “O mio babbino caro” da ópera Gianni Schicchi

 

Johann Strauss (1825-1899)  - “Mein Herr Marquis” da opereta Die Fledermaus

 

Gerónimo Giménez (1854-1923) - "Me llaman la primorosa" da zarzuela El Barbero de Sevilla

Mariana Castello-Branco

Mariana Castello-Branco, soprano, estudou canto no conservatório com Manuela de Sá. Continuou a sua formação no Flanders Opera Studio sob a direção de Ronny Lauwers. Trabalhou com maestros como Pietro Rizzo e Yannis Pouspourikas, cantores como Sir Thomas Allen, Jill Feldman e Susan Waters e pianistas como Malcolm Martineau.

As suas performances incluem papeis como Belinda (Dido e Aeneas/H.Purcell/ Nova ópera de Lisboa) 2nd niece (Peter Grimes/ B. Britten/ Teatro Nacional de São Carlos TNSC) Pamina(Die Zauberflöte/W.A.Mozart/Flanders Opera Studio); Diane (Acteón/ M.A.Charpentier/Flanders Opera Studio); Serpina (La serva padrona/G.B.Pergolesi/Teatro da Trindade); La princesse (L’enfant et les sortilèges/M. Ravel/TNSC); Servilia (La Clemenza diTito/W.A.Mozart/Orquestra Metropolitana); Temide (Il Natale di Giove/J. Cordeiro da Silva/Divino Sospiro); Fili (A Ninfa do Tejo/A.Scarlatti/Orquestra Metropolitana/Enrico Onofri).

Colabora frequentemente com os ensembles Orquestra Barroca da Casa de Mateus, Scherzi Musicali e The New Baroque Times, em programas diversos, grupo com o qual participou no festival de musica sacra de Madrid em 2017 e 2018.

Nuno Margarido Lopes

Nuno Margarido Lopes nasceu em 1975, em Vila Franca de Xira.

Estudou no Instituto Gregoriano de Lisboa e, mais tarde, na Escola Russa de Arcos do Estoril, piano com Alexei Eremine e composição com Evgueni Zoudilkin. Participou em cursos de direção coral e técnica vocal com Teresita Gutierrez Marques e Paulo Brandão.

Como ator, fez parte da companhia teatral Inestética e participou também em várias peças no Teatro da Cornucópia sob a encenação de Luís Miguel Cintra, assim como com o Teatro Aberto sob a encenação de João Lourenço. Participou também no Festival Internacional de Teatro Fabuleus, em Leuven, na Bélgica. 

Como pianista acompanhador, tem acompanhado em várias instituições, tais como a Juventude Musical Portuguesa, a Fundação Musical dos Amigos das Crianças e Academia de Amadores de Música. Trabalhou também na Escola de Dança do Conservatório Nacional de 1998 a 2010.

Em recital, tem acompanhado as solistas Ana Paula Russo, Helena Vieira, Mariana Castello-Branco, Ana Cosme, Elisabete Matos, Dimitra Theodossiu e Daniel Hope.

Tem colaborado frequentemente com diversas orquestras, tais como a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana , Sintra Estudio de Opera, Camerata Vianna da Mota e Camerata Atlântica, assim como com o Coro Lisboa Cantat, Coro da Universidade Nova de Lisboa, Coro Capela Nova, Coro D. Luiz e Coral de São José.

Em 1997, iniciou a sua colaboração com o Teatro Nacional de São Carlos, onde se fixou e exerce atualmente as funções pianista na Orquestra Sinfónica Portuguesa, de maestro correpetidor e assistente do maestro João Paulo Santos.

Dirigiu e coordenou o projeto Coro Juvenil de Lisboa de 2011 a 2020 e atualmente é maestro e director artístico do Ensemble São Bernardo.

Datas

29/03/2023

02/04/2023

Preçário

Atividade gratuita mediante compra de bilhete para o Parque e Palácio de Monserrate

Saiba mais sobre o monumento

Celebre a chegada da primavera com outras atividades