Jazz em Monserrate: Concerto de apresentação reagendado. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

No Paço Real de Sintra com Jorge Veiga Testos: Governar e julgar na corte quatrocentista

PNS 230420 Jorge Veiga Testos Credits PSML Josemarquessilva
Novidade

Local

Palácio Nacional de Sintra

Datas

20/04/2023 - 19h00

Duração

2h00

Bilhetes

1€ (compra exclusivamente online)

Público

Jovens e Adultos

Ponto de Encontro

Entrada do Palácio

A administração da justiça constituía uma função essencial dos reis medievais, tornando as instituições judiciais um elemento central das cortes régias. Embora o rei não exercesse pessoalmente a justiça, fazia-se acompanhar na sua itinerância, por regra, pelos letrados e oficiais que integravam o supremo tribunal régio, designado, a partir do séc. XV, por Casa da Suplicação.

Existia, desde cedo, uma forte preocupação em delimitar espacialmente o poder de julgar, criando espaços jurisdicionais autónomos e delineando fronteiras na relação entre o tribunal e as partes, consoante o espaço físico em uso. O exercício da função judicial exteriorizava-se, então, através de um jogo de espaços, dividido entre a audiência pública e a Relação, local de decisão colegial, que contava regularmente com a presença do monarca.

Neste Encontro, procuraremos levantar o véu sobre os corredores do poder, em particular, da administração da justiça tardo-medieval, ensaiando e reconstituindo a distribuição dos espaços físicos associados à função de julgar.

Sobre o programa

O ciclo de palestras 'Encontros nos Palácio Nacionais' traz ao Palácio Nacional de Sintra e ao Palácio Nacional de Queluz alguns dos maiores especialistas em áreas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. Trata-se de uma oportunidade de o grande público ver respondidas questões desafiantes e ter contacto com quem mais sabe sobre temas relacionados com os Palácios, Sintra e a sua História.

Cada 'Encontro' termina com um Cocktail após a palestra, para convívio e discussão informal de ideias e de experiências.

  • Duração: Palestra: 60-75 minutos / Cocktail: 45-60 minutos

Sobre o autor

Jorge Veiga Testos é Mestre em História - especialização em Paleografia e Diplomática (2012) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Licenciado em Direito (2007) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Doutorando em Direito, desenvolve atualmente a sua investigação no campo da administração da justiça em Portugal no final da Idade Média e início da Idade Moderna (séculos XV e XVI).

É Assistente convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2013, onde tem lecionado as disciplinas de História do Direito, História do Pensamento Jurídico e História das Relações Internacionais.

É, ainda, investigador associado do IURIS – Instituto de Investigação Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Preçário

Inscrição
1 €/participante

Informações Adicionais

  • Inscrições limitadas a 40 participantes.
  • Os portadores de bilhete devem dirigir-se à entrada do Palácio 10 minutos antes da hora agendada. Não existe tolerância de atraso.
  • O bilhete permite apenas o acesso ao evento. A visita geral ao Palácio não está incluída.
  • Idioma da palestra: português.
  • Não se aceitam trocas nem reembolso de bilhetes, salvo em caso de alteração de data ou cancelamento do evento.

Saiba mais sobre o ciclo de palestras 'Encontros nos Palácios Nacionais'

Saiba mais sobre o monumento