Jazz em Monserrate: Concerto de apresentação reagendado. Saiba mais | Palácio da Pena: visita ao interior apenas com data e hora marcada, indicadas no seu bilhete; não existe tolerância de atraso. Saiba mais

Visita Técnica - As pragas dos Jardins de Queluz

Vt As Pragas Dos Jardins De Queluz

Local

Jardins do Palácio Nacional de Queluz

Data

05/06/2024 - 10h30

Duração

1h00

Público

Público geral interessado em jardins

Ponto de Encontro

Entrada do Palácio

Organizado em jardins de aparato, bosquetes, jardim botânico, zona de pomares e flores, os jardins do Palácio de Queluz são inspirados nos jardins franceses da época setecentista.  Para manter o esplendor do traçado original, as plantas são alvo de uma cuidada manutenção que passa pelo controle de pragas. 

Esta visita inicia-se com uma pequena apresentação teórica, para conhecer as principais pragas dos jardins. Que espécies e quais os seus ciclos de vida, que estragos provocam nas plantas e também os cuidados e tratamentos para o seu controle e prevenção.  Segue-se um passeio pelos jardins, para observação dos sintomas e demonstração dos procedimentos utilizados. Serão observadas armadilhas para a vespa asiática, traça do buxo e processionária do pinheiro.

Assinalamos assim, nesta data, o Dia Mundial do Ambiente, abordando o tema das pragas em jardins históricos onde se inclui a problemática das espécies invasoras que requer atenção e ações sustentadas.  

Acessibilidades

Percurso não acessível

Preçário

Participante
1 €

Formador

Ana Sanches (Arqª Paisagista) e Inês Moreira (Bióloga), da Direção Técnica do Património Natural da Parques de Sintra  

Como chegar

Saiba mais sobre o monumento